Dante Pazzanese
Dante Pazzanese nasceu na cidade de Barão de Monte Alto (MG), aos 31 de dezembro de 1900.
Graduou-se aos 24 anos pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, defendendo uma tese intitulada A Anisocoria.
Após sua formatura clinicou um tempo em Itapira, no interior de São Paulo. De lá transferiu-se para a capital paulista e, em 1928, trabalhou voluntariamente como assistente na Faculdade de Medicina de São Paulo. No ano seguinte direcionou e organizou o serviço pioneiro de eletrocardiografia dessa instituição de ensino.
Até 1933 ele era o único especialista a realizar e ministrar cursos de eletrocardiografia.
Quando Dante Pazzanese era diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital Municipal, em 1937, casou-se com Anita que tinha 21 anos.
Foi também o fundador da Sociedade Brasileira de Cardiologia e do Serviço de Cardiologia do Hospital Municipal, onde foi realizado o primeiro curso de cardiologia de São Paulo, introduzindo a eletrocardiografia nesse mesmo estado. Viabilizou também, em 1954, o Instituto de Cardiologia do Estado de São Paulo (Icesp).
Pazzanese buscava sempre novos conhecimentos e métodos baseados em novos aparelhos. Assim, dava ênfase a pormenores que depois eram reconhecidos e descritos em todo o mundo. Estudava cuidadosamente os aspectos sociais que as conquistas cardiológicas estavam trazendo. Havia nele uma preocupação médico-social voltada aos critérios que poderiam facilitar a melhora dessas populações. Era uma pessoa que possuía ausência de inveja e de vaidade, agregando em torno de si uma excelente equipe de profissionais. Além disso, ouvia com muito interesse os trabalhos feitos pelos jovens e ressaltava-lhes o devido valor, o que lhes servia de estímulo e crescimento profissional.
Dante Pazzanese faleceu em São Paulo, aos 9 de janeiro de 1975, aos 74 anos. Seu nome é honrado como patrono da cadeira nº 48 da augusta Academia de Medicina de São Paulo e, em 1975, O Instituto de Cardiologia de São Paulo passou a ser denominado de Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), em sua homenagem.
Alem disso, dá o nome à Escola Dr. Dante Pazzanese – Escola-Fazenda da Fundação Bradesco em Canuanã, inaugurada em 5 de julho de 1973 e situada a 60 km da Cidade de Formoso do Araguaia. Na época, a região pertencia ao estado de Goiás, hoje, pertence ao Tocantins. A escola funciona em regime de internato. Ocupa uma área total de 2.549,07 hectares, com 72.343,14 m² de área construída.
NOTAS:
Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.