Caio Roberto Chimenti Auriemo
Caio Roberto Chimenti Auriemo nasceu na cidade de São Paulo, em 29 de fevereiro de 1948. É filho e José Auriemo e de Luzia Chimenti Auriemo. É casado com Dulce Magnanini Auriemo e tem quatro filhos.
Graduou-se pela Escola Paulista de Medicina (EPM), hoje, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 1971. Dedicou-se à carreira universitária nessa instituição de ensino, obtendo o mestrado e o doutorado na área de endocrinologia, e galgando a condição de professor adjunto doutor do Departamento de Clínica Médica.
Atuou também como professor do curso de pós-graduação em tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, sendo responsável pela disciplina de técnicas de bioquímica aplicadas à pesquisa.
Caio Roberto Chimenti Auriemo foi vice-presidente a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (1997-1998) e consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
É membro das seguintes entidades nacionais: Associação Médica Brasileira, Associação Paulista de Medicina, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Sociedade Brasileira de Diabetes, Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear, Colégio Brasileiro de Radiologia e Sociedade Brasileira de Patologia Clínica.
É médico reconhecido pela American Hospital Association, American Medical Association, Association of American Medical Colleges, Association for Hospital Medical Education e Federation of State Medical Boards of the United States.
Caio Roberto Chimenti Auriemo tem 40 trabalhos publicados em revistas ou livros nacionais e internacionais, e 198 trabalhos publicados em anais de congressos.
Dentre outras atividades que exerceu destacam-se: sócio da Delboni Auriemo – Medicina Diagnóstica (1974-1999); presidente do conselho e presidente executivo da DASA S. A. (1999-2006); e presidente do conselho da DASA S. A. (2006-2009).
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Caio Roberto Chimenti Auriemo ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 12 de março de 2003, sendo o primeiro ocupante da cadeira nº 56, cujo patrono é Emílio Marcondes Ribas.