Sergio de Paiva Meira Filho
Sergio de Paiva Meira Filho nasceu em 1888. Era filho de Sergio de Paiva Meira que, juntamente com Mathias de Vilhena Valadão foram os paladinos e os estruturadores da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, fundada em 1895, hoje, denominada Academia de Medicina de São Paulo. Aliás, seu pai, Sergio de Paiva Meira, foi presidente desse sodalício por duas gestões: 1902-1903 e 1909-1910, enquanto que Mathias de Vilhena Valadão a presidiu em 1898-1899.
Sergio de Paiva Meira estudou medicina em Genebra, Suíça, e logo se encantou com os estudos anatômicos. Aí, tornou-se assistente de anatomia do professor Laskouski e, de cirurgia, do professor Girard. Juntamente com Arnaldo Vieira de Carvalho, foi um dos mais dedicados colaboradores na organização da Faculdade de Medicina de São Paulo.
Estudou também anatomia comparada, dedicando-se particularmente aos psitacídeos, onde contribuiu com grandioso conhecimento na área.
Desde os albores da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, com era então denominada até 1916, foi professor da então chamada “anatomia topográfica, operações e aparelhos”, disciplina que objetivada estudar as relações anátomo-cirúrgicas necessárias à técnica operatória. Foi ele quem proferiu a aula inaugural do curso dessa disciplina na instituição.
Em 1930 passou a professor de técnica operatória. Assim, Sergio Meira ensinou a técnica como cirurgião anatomista, dando brilho invulgar à cadeira de técnica cirúrgica e anatomia topográfica. Investigador e inovador nessas disciplinas; conciliador dos fundamentos teóricos aos aspectos práticos, formou um grande número de discípulos.
Como cirurgião esteve interessado nos problemas relacionados às hérnias inguinais; varizes das veias safenas, enxertos ósseos, cirurgia das vias biliares, das artérias; e os problemas da cicatrização, dentre outros.
Sucedeu a Arnaldo Vieira de Carvalho – o fundador – no cargo de diretor da Faculdade de Medicina de São Paulo, de dezembro de 1930 a junho de 1932, sendo o prédio atual dessa instituição de ensino inaugurado durante sua gestão.
Da mesma forma, a inauguração do edifício dos laboratórios da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo aconteceu em 15 de março de 1931, também sob sua direção.
Sergio de Paiva Meira Filho era um cultor dos ideais da universidade, antes mesmo dela existir. Era dotado de privilegiada inteligência e foi um grande humanista.
Faleceu em 9 de setembro de 1940, na cidade do Rio de Janeiro, longe de sua faculdade de medicina, a quem muito se dedicou.
NOTAS:
Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.