José Maria Soares Junior
José Maria Soares Júnior nasceu em Santos (SP), aos 23 de setembro de 1971. Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Uberaba, MG), em 1994.
Iniciou suas atividades profissionais no Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina da Universidade de São Paulo (EPM – Unifesp), onde cursou a residência médica em ginecologia e obstetrícia. Em decorrência de sua dedicação, recebeu o encargo de preceptor dos residentes em ginecologia do Departamento de Ginecologia da EPM – Unifesp.
Em 1999 defendeu sua tese de mestrado pelo Departamento de Ginecologia da EPM – Unifesp. Em seguida, iniciou o programa de doutorado “sanduíche” no Departamento de Biologia Molecular e Bioquímica da North Western Medical School, em Chicago, (Estados Unidos da América), em 2000, sob a orientação da professora Margarida L. Dubocovich e, no Brasil, sob a orientação do professor Edmund Chada Baracat. Defendeu sua tese em 2003, quando iniciou o programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (Prodoc), bem como o seu pós-doutorado. Terminou em 2005 e, posteriormente, tornou-se professor adjunto da EPM – Unifesp até 2012. Em 2008, recebeu o título de livre- Após concurso público realizado em 2012, passou a ocupar o cargo de professor associado na disciplina de ginecologia do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Foi chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia, no período de 2019-2020, e vice-chefe do referido departamento nos períodos de 2017-2018 e 2021-2022.
José Maria Soares Júnior foi também membro da congregação da FMUSP e representante docente no Conselho Gestor do Quadrilátero da Saúde-Direito, período 2020-2022.
Possui ampla visão internacional, fazendo parte da Sociedade de Ginecologia Endócrina Internacional (ISGE), sediada na Itália, bem como da Sociedade de Excesso de Androgênios e Síndrome dos Ovários Policísticos (AE-PCOS) e da Sociedade Europeia de Menopausa e Andropausa (EMAS).
É membro da Comissão de Graduação do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da FMUSP, tendo assumido a presidência desta comissão no biênio 2021-2022. É editor de seis livros em ginecologia e mais 420 artigos publicados em períodos nacionais e internacionais. É editor associado da Revista Clinics. Participa como diretor de sociedades médicas: Sogesp – Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo; Sogia – BR – Associação Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência; e Sobrage – Associação Brasileira de Ginecologia Endócrina. É ainda presidente da Comissão de Contracepção e Climatério da SBRH – Associação Brasileira de Reprodução Humana, e secretário da Comissão Nacional de Ginecologia Endócrina da Febrasgo – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
A solenidade de posse ocorreu em sessão de gala no auditório nobre da Associação Paulista de Medicina.
Edmund Chada Baracat é titular e emérito da cadeira no 25 da Academia de Medicina de São Paulo, tendo por patrono Adherbal Pinheiro Machado Tososa (1899-1973).