Antonio Baptista Cauduro
Antonio Baptista Cauduro nasceu em 19 de fevereiro de 1930. É filho de Eugênio e de Maria A. Esther Cauduro, e sua esposa se chama Dione.
Ingressou na Escola Paulista de Medicina (EPM), hoje, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 1951, graduando-se em 1956. Fez residência no Hospital São Paulo da EPM durante três anos, seguindo-se mais um ano de especialização.
Obteve títulos de especialista em gastroenterologia e em cirurgia geral, ambos em 1972. Fez também especialização em medicina do trabalho pela Fundacentro, em 1974.
Ingressou na Faculdade de Medicina de Taubaté em 1970, quando ainda pertencia à Prefeitura Municipal, e continuou, posteriormente, quando a faculdade passou para a Universidade de Taubaté (Unitau). Nessa instituição de ensino dedicou-se à carreira universitária no Departamento de Medicina, iniciando como auxiliar de ensino. Galgou todas as posições até culminar com a condição de professor titular de clínica cirúrgica, em 1989.
Obteve o título de mestre em medicina, na área de concentração em gastroenterologia, no Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia (Ibepege), em 1984, e o de doutor na EPM através do curso de Pós-Graduação em Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, em 1989.
Antonio Baptista Cauduro (Figura 2) é membro da Academia de Medicina de São Paulo. Fez, em novembro de 1991, o curso de Advanced Trauma Life Support (ATLS), tornando-se instrutor. Escreveu diversos artigos científicos. Aposentou-se compulsoriamente do Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté em 2000, ocasião em que recebeu o título de professor emérito conferido por essa universidade.
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Fundacentro: Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Tese intitulada Comportamento da Fluxomanometria da Via Biliar Principal do Recuperado de Contraste após a Colangiografia e do Diâmetro Coledociano na Cirurgia da Colecistite Crônica Calculosa.
Tese intitulada Estenose Parcial da Via Biliar Principal: Estudo Experimental das Alterações Fluxomanométricas no Cão.
Antonio Baptista Cauduro ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 7 de dezembro de 1994, tornando-se o primeiro ocupante da cadeira nº 108, cujo patrono é Guilherme Ellis, que foi o quinto presidente desse sodalício, exercendo seu mandato anual entre 1899-1900.
Dentre os artigos que escreveu têm-se como ilustração: “Conduta na Rotura Pancreática Isolada por Contusão Abdominal” em coautoria com Marcos Augusto Chacon Silva, Pedro Roberto de Paulo, Deomir Germano Bassi, Manlio Basilio Speranzini, Carlos Roberto Sami e Valter José Von Krüger Sobrinho – Revista Paulista de Medicina 104 (6): 315-322, 1986; “Influência da Sutura Peritoneal na Formação de Aderências na Cicatriz Cirúrgica de Incisões Abdominais: Estudo Experimental no Cão” em coautoria com Marcos Augusto Chacon Silva, Deomir Germano Bassi, Pedro Roberto de Paula, Luiz Antonio Ribeiro de Moura, Neil Ferreira Novo e Manlio Basilio Speranzini – Acta Cirúrgica Brasileira 5 (2): 71-74, 1990; “A Veia Porta como Via de Disseminação Bacteriana: Estudo Experimental em Cães” em coautoria com João Ebran-Neto e Manlio Basilio Speranzini – Acta Cirúrgica Brasileira 11 (2): 58-62, 1996; “Dispositivo para o Treinamento e Avaliação das Habilidades em Técnica Operatória” em coautoria com João Ebram-Neto e Manlio Basilio Speranzini – Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 25 (5): 349-350,1998; “Apendicite Aguda. Modelo Experimental em Coelhos” em coautoria com João Ebram-Neto, Rosa Maria Gaudioso Celano, Valéria Ferreira Lanzoni, Yara Juliano, Neil Ferreira Novo e Manlio Basilio Speranzini – Arquivos de Gastroenterologia 37 (2): 114-119, 2000; “Estenose Ductal Pancreática por Trauma: Tratamento pela Anastomose Pacreatojejunal” em coautoria com Manlio Basilio Speranzini, Deomir Germano Bassi e Sérgio Pezzolo – ABCD – Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva 17 (1): 67-70, 2004; “Volvo de Ceco no Pós-Operatório Recente de Abdominoplastia” em coautoria com Marco Willians Baena Destro, Cristina Destro, Valdemir José Alegre Salles e Roosevelt de Sá Kaume – Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica 22 (3): 176-179, 2007; e “Pneumatose Cística Intestinal” em coautoria com Valdemir José Alegre Salles, Eduardo Saba e Felipe Cauduro Salgado – Revista Brasileira de Coloproctologia 28 (2), 2008.
Aditamento: Antonio Baptista Cauduro é membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Foi diretor da Faculdade de Medicina de Taubaté da Unitau. Recebeu homenagem do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo pelo exercício ético da profissão por mais de 50 anos. Dá nome ao Centro Cirúrgico do Hospital Regional do Vale do Paraíba – Taubaté, entidade onde exerce, atualmente, a função de vice-diretor clínico. Escreveu o livro Guia do Residente de Cirurgia (2008).