Celso Antonio de Carvalho
Celso Antonio de Carvalho nasceu em São Paulo, no dia 29 de novembro de 1928. Casou-se com Marina Goulart de Carvalho e graduou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1953.
Em 1954 ingressou na residência em medicina, com atividades desenvolvidas na 1ª clínica médica do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP e, em 1955, cursou residência em oftalmologia na mesma instituição.
De 1955 a 1958 foi bolsista da W. K. Kellogg Foundation nos Estados Unidos da America do Norte, tendo desenvolvido suas atividades no Departamento de Oftalmologia da Harvard Medical School, em Boston; no The Johns Hopkins Hospital (Wilmer Ophthalomological Institute) em Baltimore, Maryland; e em Stanford Medical School em São Francisco, Califórnia.
Em 1959 tornou-se médico contratado em oftalmologia do HC-FMUSP e nessa universidade defendeu, em 1960, tese de doutoramento em oftalmologia.
Em 1961 foi nomeado médico assistente da clínica oftalmológica do HC-FMUSP e, em 1964, designado, por concurso, para ocupar a direção do Departamento de NeuroOftalmologia.
Galgou, por concurso, em 1964, a livre-docência em clínica oftalmológica da FMUSP, tendo sido aprovado com distinção.
Na condição de professor auxiliar estabeleceu, em 1966, o Departamento de Glaucoma do HC-FMUSP, dirigindo-o até sua aposentadoria.
Desde o ano de 1958 exerceu atividades teóricas e práticas junto aos programas de residência e de especialização em oftalmologia, tendo sido encarregado da pós-graduação em oftalmologia desde então, até a sua aposentadoria em 1999.
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Celso Antonio de Carvalho faleceu no dia 04 de novembro de 2015, aos 86 anos.