Ivan de Melo Araújo
Ivan de Melo Araújo nasceu em Lins, estado de São Paulo, aos 26 de dezembro de 1947. É filho de Rochael Silva Araújo e Lúcia de Melo Araújo.
Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1972 e fez residência em nefrologia, no Hospital das Clínicas de São Paulo, concluindo em 1975. Obteve o grau de mestre em fisiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo em 1982, ano em que também obteve o título de especialista em nefrologia e de especialista em terapia intensiva pela AMB – Associação Médica Brasileira. Conquistou o grau de doutor em nefrologia pela FMUSP em 2002.
Desde seu período de estudante interessou-se pela terapia renal substitutiva, tendo acompanhado as atividades da terapia intensiva da Beneficência Portuguesa de São Paulo, conduzida pelo professor dr. Roland Veras Saldanha. Iniciou suas atividades profissionais após a residência como intensivista, na implantação da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São José do Brás, e como plantonista de pronto-socorro do Hospital das Clínicas de São Paulo. Em 1976 foi admitido por concurso na Faculdade de Medicina de Marília – Famema – para lecionar a cadeira de fisiologia. Desde então exerceu atividade docente na disciplina de fisiologia e, posteriormente, na disciplina de nefrologia dessa faculdade, estadualizada em 1994. Nos 41 anos de atividades nessa escola de ensino médico foi alvo de numerosas homenagens acadêmicas; publicou numerosos trabalhos e comunicações em congressos e organizou diversos eventos. Participou do credenciamento da Residência em Nefrologia da Famema, que foi autorizada pelo Ministério da Educação e Cultura em 1982.
Atuou no processo de implantação da Metodologia Ativa e Aprendizagem Baseada em Problema – PBL – de aprendizagem em medicina da Famema, ocorrida após a estadualização e sob o patrocínio da Fundação Kellog. Esse método foi adotado pela Famema em 1996 e, a seguir, disseminado para várias faculdades de medicina do País, sendo hoje, considerado como referência para a graduação médica. Em 2013 foi eleito vice-diretor da Famema para um mandato de quatro anos, tendo nesse período acumulado a função de superintendente do Complexo Hospitalar Público de Marília.
Ivan de Melo Araújo integrou a equipe de nefrologia da Santa Casa de Misericórdia de Marília a partir de 1976, tendo participado da organização e implantação do setor de Terapia Renal Substitutiva da referida instituição. A unidade de nefrologia desta Santa Casa passou a formar residentes e especialistas em nefrologia desde 1978, sob credenciamento da Sociedade Brasileira de Nefrologia, tendo, desde então, formado dezenas de nefrologistas atuantes em várias regiões do País. Igualmente, participou da estruturação e implantação da Unidade de Transplantes Renais da Santa Casa de Marília, iniciando a rotina de transplantes a partir de 1983. Atuou também da organização do São Paulo Interior Transplante, que, desde 1985, integrou os centros transplantadores renais do interior do estado e que levou à implantação da política pública de transplantes e dos SPOT – Serviços de Procura de Órgãos.
Neste interregno fez o Master of Business Administration de Gestão Empresarial Avançada pela Fundação Armando Álvares Penteado, concluído em 2004. Integrou a equipe de apoio à diretoria da Unimed de Marília – Cooperativa de Trabalho Médico, em 2002, tendo participado ativamente da organização e coordenação do Setor de Suprimentos dessa entidade e, posteriormente, reorganizado o Setor de Medicina Preventiva dessa Cooperativa. Nessa atividade reestruturou a equipe multiprofissional que atuou em programas efetivos de combate ao tabagismo, controle de obesidade, orientação de gestantes, controle de diabetes e hipertensão arterial. Participou ativamente do processo de orientação e implantação da Unidade de Atenção Primária à Saúde dessa cooperativa, iniciada no ano de 2017.
Ivan de Melo Araújo foi sócio fundador do Rotary Club IV de Abril Marília e da Sicredi – Cooperativa de Crédito – Unidade Marília.
Desde os anos 90 integrou-se à diretoria da Associação Paulista de Medicina, tendo sido presidente da Regional de Marília; diretor distrital da XIa Região; diretor cultural e diretor de comunicações dessa entidade.
Sua atuação cultural estendeu-se à área literária, com a publicação em 2012 do livro Clamor das Entranhas, reunindo pensamentos, canções e poemas sobre o amor e a vida.
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.