PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Mary Souza de Carvalho

Mary Souza de Carvalho nasceu na cidade de Aracaju (SE), em 29 de fevereiro de 1952. Amparada por pais amorosos que a estimulavam nos seus estudos, sempre se destacou como aluna exemplar nos cursos que realizava. Desde criança ouvia os comentários sobre profissões realizados pelo pai, que era farmacêutico, e pela mãe, educadora, o que veio influenciar na decisão de ser médica e, mais tarde, dedicar-se a vida acadêmica. 

Graduou-se pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Nessa mesma instituição foi aprovada em concurso para monitora de neurologia e pediatria. 

Ainda enquanto acadêmica realizou internato em neurologia no Departamento de Neuropsiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBa), onde foi interna-residente e veio a cursar a residência médica com especialização em neurologia. 

Fez pós-graduação pela UFBa, obtendo o grau de mestre em medicina interna, com área de concentração em neurologia. 

Foi professora assistente do Departamento de Neuropsiquiatria da UFBa, onde dedicou-se ao ensino e realizou trabalhos de pesquisa e publicações nessa área. 

Posteriormente veio para São Paulo em busca de novos conhecimentos neurológicos na área de doenças neuromusculares. Foi acolhida pelo professor Antonio Spina França Netto2 , chefe do Laboratório de Investigação Neurológica – LIM 15 da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), que a apresentou ao professor José Antonio Levy, então chefe do Serviço de Miopatias do Departamento de Neurologia da FMUSP, com quem trabalhou enquanto o professor exerceu suas funções. O entusiasmo e a dedicação à pesquisa fizeram-na realizar o doutorado em neurologia pela FMUSP. Passou a ser assistente doutora da Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP, com atuação na área de doenças musculares até a presente data, e realizando trabalhos de pesquisa no Laboratório de Neurologia – LIM 15 do HC-FMUSP. 

Mary Souza de Carvalho também foi professora responsável pela disciplina de neurologia no Curso de Terapia Ocupacional da USP, e ministrou aulas de neurologia no Curso de Fisioterapia e na graduação de medicina da FMUSP. Em contato constante com os residentes e pós-graduandos, realiza discussões de casos clínicos da enfermaria e ambulatório de neurologia do HC-FMUSP, sendo também responsável pela execução das biópsias musculares do Serviço de Miopatias do HC-FMUSP. Semanalmente realiza sessões anatomopatológicas de músculo com estagiários locais e de outras regiões do País, e pós-graduandos da clínica neurológica da FMUSP. 

Constantemente se atualiza em participações e apresentações de trabalhos em congressos nacionais, como Congresso Brasileiro da Academia Brasileira de Neurologia, Simpósio Nacional de Doenças Neuromusculares e congressos internacionais, como Congresso Mundial de Neurologia e Congresso Internacional da Sociedade Mundial de Músculo. 

Diversas são as publicações como autora e coautora em revistas e periódicos nacionais, tais como Arquivos de Neuropsiquiatria, Clinics Supplement e internacionais como Neuromuscular Disorders, Neurology entre outras. 

Além da vida acadêmica, iniciou suas atividades profissionais no Hospital de Clínicas Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (UFBa). Depois, na cidade de São Paulo, trabalhou como neurologista no Ambulatório Regional de Especialidades Sul (Ares). Atualmente pertence ao quadro de médicos do Ministério da Saúde; da Secretaria de Saúde Municipal de São Paulo e do corpo clínico do Hospital e Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. 

Mary Souza de Carvalho trabalhou na Osec , hoje Unisa – Universidade de Santo Amaro –, e foi chefe do Setor de Neurologia do Departamento de Perícia Médica da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. 

Pertence a vários órgãos de classe como Associação Paulista de Medicina; é membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e da Sociedade Brasileira de Moléstias Musculares. Recentemente foi eleita membro titular da Academia de Medicina de São Paulo. 

É com grande júbilo que hoje sucede o renomado professor Antonio Spina França Netto na cadeira de no 54, cujo patrono é o eminente professor Enjolras Vampré , neurologista e conterrâneo. 

NOTAS:

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Antonio Spina França Netto foi membro fundador da cadeira no 54 Academia de Medicina de São Paulo. Teve a honra de presidir esse sodalício durante um mandato bienal entre 1977-1978 e galgou a condição de membro emérito.

Revista do Hospital das Clínicas da FMUSP. 

Osec: Organização Santamarense de Educação e Cultura. 

Enjolras Vampré presidiu a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, hoje, Academia de Medicina de São Paulo, durante um mandato anual entre 1921-1922 e é patrono da cadeira no 54 desse sodalício.