PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Domingos Alves Meira

Domingos Alves Meira nasceu em São Paulo, em 11 de junho de 1932. Graduou-se em 1958 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), seguindo os passos de seu pai, João Alves Meira, e de seu avô, Domingos Rubião Alves Meira, ilustres médicos e professores daquela casa. Foi tesoureiro, secretário e presidente da Associação Atlética Acadêmica “Oswaldo Cruz” e, em 1957, presidente do Centro Acadêmico “Oswaldo Cruz”. Nesse ano, durante a epidemia de gripe asiática, propôs ao então governador Jânio Quadros, a participação dos alunos da faculdade na campanha promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para fazer frente à doença. 

Entusiasta dos esportes dedicou-se principalmente ao atletismo, durante os anos acadêmicos e ao voleibol, modalidade em que foi campeão paulista juvenil pelo Clube Atlético Paulistano. 

Já atuando em clínica de doenças infecciosas e parasitárias, foi aluno do 1º Curso de Medicina Tropical do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, em 1960. 

Na FMUSP obteve o título de doutor em doenças tropicais e infecciosas com a tese Estudo das Alterações Eletrocardiográficas em Períodos Diversos da Difteria, sob a orientação do professor Fúlvio Pillegi, em 1965, e o de livre-docente, em concurso de títulos e provas, em 1967. 

Em novembro de 1967 tomou posse na Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB) para exercer a docência e a pesquisa, em regime de tempo integral. Em 1968 organizou a disciplina de moléstias infecciosas e parasitárias da FCMBB e foi escolhido para ser o primeiro diretor do Hospital das Clínicas da instituição, função que exerceu até 1970. Foi também diretor da FCMBB de 1970 a 1974. Em 1975 obteve o título de professor adjunto por concurso de títulos. 

Em 1977, com a FCMBB já integrada à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), conquistou o cargo de professor titular da Faculdade de Medicina de Botucatu por concurso de títulos e provas. 

Em 1978 criou e organizou a residência médica de moléstias infecciosas e parasitárias, depois, infectologia, da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp). 

Foi diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp) de 1980 a 1984 e, durante seu mandato em 1982, criou a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) para a gestão dos recursos extraorçamentários do Hospital das Clínicas. Criou o Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem em 1993, e o Curso de Pós-Graduação em Doenças Tropicais em 1992, do qual foi coordenador e vice-coordenador, nele atuando como orientador e responsável por disciplinas, entre as quais se destacaram imunologia aplicada em HIV/Aids e metodologia de pesquisa científica até 2009. 

De 2000 a 2004 foi coordenador da Área de Ciências da Saúde da Unesp. Em junho de 2002, já aposentado, passou a atuar na universidade como professor voluntário e, em 2003, recebeu o título de professor emérito da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp). 

Foi, ainda, consultor da Organização Mundial da Saúde em 1972, sugerindo a estrutura curricular da Escola de Medicina da Universidade de Benin da República do Togo; presidente da Comissão Técnico-Científica de DST/Aids do estado de São Paulo, de 1993 a 1995; e presidente do Comitê de Vacinas anti-HIV/Aids do estado de São Paulo, de 1994 a 2000. De 1994 a 2003 foi membro da Comissão Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids do Ministério da Saúde. 

Em 2004 inaugurou o Serviço de Ambulatórios Especializados e Hospital-Dia “Domingos Alves Meira” para atendimento de indivíduos infectados pelos vírus HIV-I/II, VHB, VHC, e HTLV-I/II. Atua, desde o início nesse serviço, como diretor-técnico e médico, atendendo os pacientes do ambulatório de HTLV-I/II. 

Por 42 anos foi professor da graduação da FCMBB (Unesp) e, por 30 anos, da residência de infectologia, tendo participado da formação de quase 4.000 médicos e de cerca de 70 especialistas. 

Durante a vida acadêmica teve 86 trabalhos publicados em revistas nacionais e estrangeiras; 45 capítulos em livros, tendo organizado dois livros da especialidade: Terapêutica de Doenças Infecciosas e Parasitárias e Clínica de Doenças Tropicais e Infecciosas

Das muitas homenagens que recebeu ao longo da vida profissional, destacam-se: seu nome dado a prêmio em quatro edições do Congresso Médico-Acadêmico e patrono de duas turmas de formandos na Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); título de Cidadão Botucatuense; medalha comemorativa do Sesquicentenário da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na qualidade de diretor da FCMBB; seu nome dado ao Serviço de Ambulatórios Especializados e Hospital-Dia por indicação de todos os que lá atuam. 

NOTAS: 

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

O acadêmico Domingos Alves Meira faleceu em 22 de junho de 2012.