José Pinus
José Pinus graduou-se pela Escola Paulista de Medicina (EPM), hoje, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Dedicou-se à carreira universitária nessa instituição de ensino e galgou todos os postos da vida acadêmica, culminando como professor titular da disciplina de cirurgia pediátrica do Departamento de Cirurgia.
Dentre outros cargos e funções que exerceu salientam-se: organizador e chefe do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Infantil Menino Jesus do município de São Paulo; professor titular de cirurgia pediátrica da Faculdade de Medicina de Santos da Fundação Lusíada e professor de cirurgia pediátrica da Faculdade de Medicina de Taubaté.
José Pinus teve intensa vida associativa. Foi fundador, titular e presidente reeleito da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica; fundador e presidente da Academia Nacional de Cirurgia Pediátrica; vice-presidente reeleito da WorldFederation of Associations of Pediatric Surgeons (WOFAPS); presidente do Conselho dos Ex-Presidentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica; presidente do Conselho Consultivo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira do Hospital Albert Einstein; presidente do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein; e membro do Comitê de Ética Institucional e do Centro Histórico do Hospital Israelita Albert Einstein.
José Pinus é também membro emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 7 de março de 2012, tornando-se o segundo ocupante da cadeira nº 41, cujo patrono é Felício Cintra do Prado, que foi também foi presidente desse sodalício num mandato anual entre 1953- 1954.
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
O acadêmico José Pinus nasceu em 3 de maio de 1927, no subúrbio de Cascadura, no Rio de Janeiro. Seus pais eram imigrantes da cidade de Hotin, na Bessarábia, hoje, Moldávia. Graduou-se médico em 1949 e faleceu em 4 de novembro de 2017, aos 90 anos.