Mário Fittipaldi
Mário Fittipaldi nasceu em Rio Claro (SP), em 12 de janeiro de 1910. Formou-se em 1935 pela Faculdade Nacional de Medicina (Praia Vermelha), no Rio de Janeiro. Iniciou suas atividades em Rio Claro, onde, além de médico clínico geral e cirurgião, especializou-se em “rins e vias urinárias”, hoje, urologia.
Foi fundador, junto com o dr. Godofredo Pignataro, do Hospital e Maternidade Santana, que, posteriormente, passou a ser o Hospital Evangélico, hoje, Unimed , em Rio Claro.
Foi o primeiro radiologista da Santa Casa de Misericórdia, onde atuou durante mais de 30 anos. Hoje o serviço de radiologia daquela Santa Casa leva o seu nome.
Trabalhou como médico da Caixa da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, onde atendia os ferroviários e familiares na própria residência. Era solicitado a qualquer hora do dia ou da noite. Esse serviço se estendia aos ramais da ferrovia até Analândia, passando por Ajapí, Ferraz e Corumbataí. Por outro lado, Batovi, Camaquã, Ubá, Graúna até Itirapina, onde fazia atendimentos.
Com a unificação dos institutos passou a ser médico do INPS , depois Inamps , onde trabalhou como médico atendente no ambulatório da avenida 2 (hoje Fundação Municipal de Saúde) e também na perícia médica.
Durante muitos anos lecionou a matéria de higiene no Senai , em Rio Claro. De hábitos simples e de enorme dedicação aos seus clientes, Mário Fittipaldi tornou-se amigo dos ferroviários, aposentados e também da população mais humilde da cidade.
Foi homenageado pela Câmara Municipal de Rio Claro, onde, em 1980, recebeu o título de Cidadão Emérito.
Após uma vida dedicada inteiramente à medicina e à população de sua cidade, faleceu em 30 de agosto de 1981, aos 71 anos de idade.
Recebeu ainda como homenagem, o seu nome dado à Unidade Básica de Saúde do Jardim das Paineiras (Posto do Wenzel).
NOTAS:
Esta biografia é uma autoria do Acad. Reginaldo Antonio Lotumolo, titular e emérito da cadeira no 90 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Mário Fittipaldi.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
INPS: Instituto Nacional da Previdência Social.
Inamps: Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social.
Senai: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.