PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Vladimir Bernik

Vladimir Bernik nasceu em 8 de maio de 1938, em Belgrado, na Servia. É filho de Stanko Bernik e de Elza Bernik. Graduou pela Escola Paulista de Medicina (EPM), hoje, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 1966, e especializou-se em psiquiatria. 

Teve atuação na imprensa nos seguintes jornais: “Correio Paulistano” como redator desde 1957 até o seu fechamento; “Diários Associados e TV Tupi” como redator e repórter de telejornal (1959-1960); e “O Estado de S. Paulo” como repórter, redator e subsecretário (1961-1967). 

Vladimir Bernik tem título de especialista em psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria, e título de especialista em medicina do trabalho pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho e Associação Médica Brasileira. 

Diversificando seus conhecimentos fez, em 1968, os seguintes cursos no MCB – Management Center do Brasil: “Planejamento, Organização e Controle” e “Pesquisa Motivacional Aplicada ao Marketing”. 

Em sua carreira constam passagens pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, na qual exerceu o cargo de professor titular regente; foi médico perito forense em psiquiatria e médico perito do Instituto de Medicina Legal (IML) de São Paulo, tendo atuado na sede principal. 

É membro das seguintes entidades: Associação Médica do Rio Grande do Sul – Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (1967, efetivo); Sociedade de Neurologia,  Psiquiatria e Higiene Mental do Brasil (titular); Sociedade Brasileira de Hipnose Médica (1983, efetivo); Associação Brasileira de Cirurgia Oral (1985, honorário e benemérito). Ademais, foi presidente da Sociedade de Hipnose Médica de São Paulo (1986-1988) e membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Hipnose (1991-1993). 

Ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 7 de março de 2012, tornando-se o primeiro ocupante da cadeira nº 68, cujo patrono é Osório Thaumaturgo César. 

Vladimir Bernik publicou 51 trabalhos científicos e 70 textos; participou de 22 eventos de psiquiatria (congressos, jornadas, simpósios, cursos e fóruns) e proferiu 37 palestras e conferências. Apresentou 13 temas livres em congressos e organizou ou colaborou na organização de oitos cursos. 

Teve atuação nas seguintes revistas: Revista Paulista de Medicina (subeditor); Revista Brasileira de Clínica e Terapêutica (desde o planejamento até a última edição); e Revista Brasileira de Medicina (editor da seção de neuropsiquiatria desde o segundo número, em 2011, até a presente data). 

É reconhecido pela Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Associação Nacional do Médico do Trabalho (Anamt), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Ministério do Trabalho (MT). 

Atualmente é coordenador da equipe de psiquiatria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Haoc), em São Paulo, onde também é médico honorário. Integra o Conselho Médico e as comissões de bioética, ética médica, farmácia e terapêutica, e editoria da revista “Visão Médica”. 

NOTAS: 

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

O acadêmico Vladimir Bernik faleceu em 20 de agosto de 2022, aos 84 anos.