Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho
Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, filho de pais advogados, nasceu em 26 de julho de 1953, em São Paulo. Cursou todo o ensino primário e secundário em escolas públicas e ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMSUP), em 1971, classificando-se em 2o lugar no exame vestibular.
Em 1976, ano final de sua graduação, decidiu-se pela área de ortopedia e traumatologia, e após três anos de residência médica, foi aprovado em 1o lugar em nível nacional, para a prova de título de especialista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot).
Foi médico preceptor do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, no período de 1980 a 1982, tendo contribuído para a formação de muitos residentes que estiveram sob sua responsabilidade.
Na Pós-Graduação Senso Estrito obteve o título de mestre, em 1984, com a tese “Fraturas do Arco do Áxis”, e o de doutor, em 1987, com a tese “Tratamento das Fraturas do Segmento Toracolombar da Coluna Vertebral”.
Em 1990, após concurso público na FMUSP recebeu o título de Professor Livre-Docente, com a tese “Descompressão Via Anterior no Tratamento das Lesões Traumáticas da Coluna Cervical”.
Como orientador do Curso de Pós-Graduação Senso Estrito, orientou mais de 30 alunos entre mestres e doutores, que hoje exercem suas atividades acadêmicas em diferentes universidades de várias regiões do Brasil. Participou de inúmeras Bancas de Defesa Pública na área acadêmica (mestrado, doutorado, livre-docência e titular), além de inúmeras outras, como exames para título de especialista na Sbot e exames de ingresso na carreira.
Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho é responsável por disciplinas de graduação e pós-graduação. Participou, em 1996, da criação da primeira Liga de Ortopedia e Traumatologia, congregando acadêmicos do curso médico e residentes no desenvolvimento da prática médica em ortopedia e traumatologia.
Concomitantemente às atividades de ensino, exerceu ainda atividades assistenciais voltadas para o campo das afecções da coluna vertebral e, como chefe dos Grupos de Coluna Vertebral e de Traumatismos Raquimedulares, desenvolveu vários projetos sobre afecções da coluna, que abriram um grande leque para as atividades multidisciplinares.
Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho foi idealizador do Centro de Atendimento ao Traumatismo Raquimedular, conseguindo apoio do Estado de São Paulo, para integração da Rede de Urgência/Emergência, tendo se tornado centro de referência para atendimento, treinamento, pesquisa e inovação de alta complexidade ao paciente vítima de traumatismo raquimedular.
Posteriormente, instalou o Letran – Laboratório de Estudo da Lesão Medular, que foi criado para a realização de pesquisas interinstitucionais, com vários centros internacionais, dentro do Multicenter Animal Spinal Cord Injury Study.
Em 2003, após concurso, ocupou a cadeira de professor titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP e, em 2018, atingiu o ápice da sua carreira acadêmica, ocupando o cargo de diretor da FMUSP após expressiva votação entre seus pares.
Exerceu ainda intensa atividade associativa, tendo sido eleito em diversas diretorias de várias sociedades médicas, como: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Sociedade Brasileira de Estudos da Lesão Medular, Sociedade Brasileira de Coluna Vertebral, Sociedade Latino-Americana de Paraplegia, American Spinal Injury Association, International Medical Society of Paraplegia, entre outras.
Na Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia foi membro de diversas comissões e diretorias, culminando com sua eleição para o cargo de presidente em 2009. Em 2022 foi eleito presidente da Academia Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
Ao longo de sua carreira acadêmica e científica, apresenta profícua atividade com mais de 20 livros publicados; mais de 350 publicações em órgãos de divulgação nacionais e internacionais; cerca de 500 trabalhos apresentados ou publicados em anais de congressos; e aproximadamente 600 aulas, conferências e palestras ministradas em cursos, congressos, simpósios ou reuniões científicas. Recebeu 34 prêmios e menções honrosas. Esta intensa atividade científica, principalmente em atividades no exterior, lhe conferiu a honra de ser convidado, a participar como membro do corpo editorial da revista Spinal Cord, órgão oficial da International Society of Spinal Cord, tradicional periódico na área de estudos dos traumatismos da coluna vertebral e, posteriormente, indicado para participar do Conselho Diretor e da Comissão Científica da mesma sociedade, tendo ocupado o cargo de vice-presidente. Foi ainda membro do Comitê de Relações Internacionais da American Spinal Injury Association e membro do Corpo Editorial da Revista Spine Journal, órgão oficial da North American Spine Society e do International Neurotrauma Letter, órgão oficial do International Brain Injury Association.
Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho participa do corpo editorial de vários periódicos científicos nacionais, tendo sido editor adjunto da Revista Brasileira de Ortopedia e o primeiro editor e idealizador da Acta Ortopédica Brasileira.
Na FMUSP e no Hospital das Clínicas (HC) participou de vários colegiados e comissões, como a Comissão Científica, a Comissão de Análise de Prontuários e Óbitos, a Comissão de Graduação e a Comissão de Ética em Projetos de Pesquisa. Foi presidente do Conselho Deliberativo do HC da FMUSP, do Centro de Estudos Godoy-Moreira (Cegom), da Fundação Ortopedia, do Conselho Curador da Fundação Faculdade de Medicina e do Conselho Curador da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo. No Departamento e no Instituto de Ortopedia e Traumatologia tem podido desenvolver inúmeras atividades de organização e planejamento, participando do Conselho Departamental e do Conselho Diretor, com tomadas de decisão nas áreas de ensino, pesquisa e extensão à comunidade.
Todo seu engajamento científico e didático está direcionado a dois focos principais: um voltado para que a FMUSP ocupe o espaço da sua verdadeira vocação, como centro formador, acompanhando os avanços do ensino; e o outro para contribuir ao aprimoramento e fortalecimento da ortopedia brasileira.
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
A solenidade de posse ocorreu em sessão de gala no auditório nobre da Associação Paulista de Medicina.