Luís Gustavo Horta Barboza Enge
Luís Gustavo Horta Barboza Enge nasceu na cidade de São Paulo, em 29 de março de 1932. É filho de Arne Ragner Enge e de Clotilde Isabel Horta Barboza Enge.
Graduou-se na 39a turma da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1956, e obteve o registro de no 3.895 no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), em 27 de maio de 1957.
Especializou-se em pediatria, obtendo, por concurso, em 1963, o título de especialista pela Associação Médica Brasileira (AMB) e reconfirmado, em 1966, pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Luís Gustavo Horta Barboza Enge fez 20 cursos de aperfeiçoamento e extensão universitária entre 1958 e 1967. Em 1967 participou do Annual Pediatric Postgraduate Course in Neonatology no Variety Children’s Hospital, em Miami Beach – Florida, EUA, e do curso Progress in Understanding the Newborn da American Academy of Pediatrics, na Harward Medical School, ministrado no Boston Hospital for Woman.
A partir de 1959 tornou-se orientador dos residentes do Hospital Infantil Darcy Vargas da Legião Brasileira de Assistência (LBA), nosocômio em que se tornou também presidente do Centro de Estudos Dr. Mário Seráphico. Seguiu como orientador dos Residentes do Hospital Infantil da Cruz Vermelha Brasileira – filial de São Paulo (1967-1972), instituição em que se tornou sócio nato do Centro de Estudos; e preceptor dos residentes de neonatologia do Hospital Nossa Senhora da Penha (1985-1993).
Entre 1966 e 1980 proferiu nove palestras; ministrou oito cursos, além de participar como conferencista, expositor ou relator de temas relacionados à pediatria em seis diferentes eventos. Entre 1962 e 1983 publicou 20 trabalhos em revistas médicas e em anais de congressos de pediatria.
Luís Gustavo Horta Barboza Enge foi também professor titular de pediatria, puericultura e neonatologia, além chefe do Departamento de Pediatria e membro do Conselho Departamental da Faculdade Bandeirante de Medicina (1973- 1979), e delegado regional de Bragança Paulista da Sociedade de Pediatria de São Paulo; e professor titular de pediatria e coordenador do Departamento de Pediatria da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981-1985).
Dentre as homenagens e honrarias que recebeu salientam-se: medalha da Legião Brasileira de Assistência por ocasião de seu 37o aniversário, pelos bons serviços prestados à causa legionária; homenagens de sete das oito primeiras turmas de doutorandos da Faculdade Bandeirante de Medicina; medalha comemorativa dos 150 anos do ensino da pediatria, outorgada pela Sociedade Brasileira de Pediatria aos professores titulares de pediatria em exercício; e homenagem do Cremesp pelos 50 anos de atividades no campo da pediatria.
Luís Gustavo Horta Barboza Enge escreveu o livro Novíssimo Manual de Instruções do seu Bebê (2002). Ingressou na Academia de Medicina de São Paulo em 26 de abril de 1984, galgando a condição de membro honorário desse sodalício.
NOTAS:
Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Luís Gustavo Horta Barboza Enge faleceu em 14 de fevereiro de 2019, aos 86 anos.