PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Marisa Campos Moraes Amato

Marisa Campos Moraes Amato nasceu aos 8 de setembro de 1953, na cidade de São Paulo. É filha de Irany Novah Moraes e de Fulvia Odylea Campos Netto Moraes. 

Graduou-se pela Faculdade Medicina de Santo Amaro, em 1977. Na Universidade de São Paulo (USP) obteve o título de mestre em fisiologia humana com a tese Ação Reflexa dos Mecanorreceptores Ventriculares, em 1982, e o título de doutor com a tese Estenose Aórtica Assintomática – Avaliação pelo Esforço Físico, em 1988. 

Fez pós-doutorado em Hamburg, na Alemanha, pela Fundação Alexander von Humboldt (1992-1993). Novamente na FMUSP galgou a condição de professora livredocente com a tese intitulada Estenose Aórtica Assintomática – Fatores Determinantes do Prognóstico a Longo Prazo e Importância do Teste de Esforço, em 1998. 

Marisa Campos Moraes Amato tem título de especialista em cardiologia pela Associação Médica Brasileira. Concluiu o MBA – Master Business of Administration em economia e gestão em saúde pela Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 2005. 

Atuou como membro do corpo editorial da Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba. 

Dentre outras funções que desempenhou salientam-se: membro do Conselho de Cultura da Associação Paulista de Medicina (1999-2002); membro do Conselho de Economia, Sociologia e Política da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, do Sesc e do Senac (desde março de 2008); membro da comissão julgadora do Prêmio Abramg de Medicina e presidente do Clube Humboldt do Brasil (2008-2010). 

Marisa Campos Moraes Amato recebeu o título de Honra ao Mérito – Doutor Cidadão pela Associação Paulista de Medicina (2007). 

Publicou sete artigos em periódicos; 13 capítulos em livros; 34 artigos em jornais e revistas; 10 resumos em anais; e apresentou 1 trabalho em congresso. Participou de 34 congressos; organizou um evento em sua área de atuação e concedeu entrevistas em programas de rádio e televisão. 

Marisa Campos Moraes Amato ingressou, em 7 de março de 1985, como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo. Presidiu esse sodalício durante um mandato bienal entre 1997-1998, tornando-se membro honorário. Durante sua presidência foi comprada uma sede própria para a entidade6 . 

Publicou os seguintes livros: Mudança de Hábito (em coautoria com Salvador José Toledo Arruda Amato , 1997); Cardiopatias Valvares (1998); Médico Generalista (2001); Manual para o Médico Generalista (2001); Doenças da Atualidade (em coautoria com Salvador José Toledo Arruda Amato, 2003); e Estilo de Vida (em coautoria com Salvador José Toledo Arruda Amato, 5a edição, 2004).  

NOTAS:

Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Irany Novah Moraes foi presidente da Academia de Medicina de São Paulo durante um mandato bienal entre 1983-1984, e foi membro honorário desse sodalício.

Sesc: Serviço Social do Comércio. 

Senac: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

Abramg: Associação Brasileira de Medicina de Grupo. 

A Academia de Medicina de São Paulo, nascida com o nome de Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, em 7 de março de 1895, teve como ponto de apoio físico, na sua fundação, as Arcadas do Convento Franciscano; depois, graças a Carlos Botelho, segundo presidente, a Policlínica, que ficava na Rua São Bento, esquina com a Rua Direita. Mudou-se posteriormente para uma travessa da Sé; depois, sediou-se centenária Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; depois, Sociedade de Beneficência Portuguesa e, sob a presidência de Marisa Campos Moraes Amato (1997-1998), adquiriu a sua sede própria, à Rua Joaquim Floriano, 820, do bairro de Itaim. 

Salvador José Toledo Arruda Amato foi presidente da Academia de Medicina de São Paulo durante um mandato bienal entre 2001-2002, e galgou a condição de membro honorário desse sodalício.