Renato Santiago Longo
Renato Santiago Longo nasceu aos 20 de novembro de 1950, na cidade de São Paulo. É filho de Renato Davide Longo e de Zélia Hernandez Longo.
Graduou-se pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 1974. No Centro de Ensino e Treinamento dessa mesma instituição de ensino fez residência em anestesiologia (1975-1978).
Teve sua inscrição no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) sob o número 22.194, efetivada em 18 de março de 1974.
Obteve, por concurso, o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp) e pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), em 1983.
Os temas prediletos de seu estudo são: anestesia ambulatorial e criação/montagem/administração de Day Hospitals no Brasil e exterior.
Dentre os cargos que exerceu salientam-se: 2º tenente médico do Ministério da Aeronáutica – IV Comar (1975-1976); anestesiologista e sócio diretor do Serviço de Anestesia e Analgoterapia S/S Ltda (desde 1979); diretor técnico do Hospital Saint Paul (1983-2010); consultor técnico médico da Indonesia Brazil Aesthetic Center (2002- 2007); e anestesiologista da Estrutura Total para o Cirurgião Oftálmico (ETCO, desde 2010).
Renato Santiago Longo foi secretário do Departamento Científico da Saesp durante dois anos; chefe do serviço de gasoterapia e tratamento intensivo do Hospital Geral da Aeronáutica de São Paulo e responsável pelo setor de tratamento intensivo em neurocirugia da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Cruz.
Tem participado de diversos cursos, jornadas, congressos e simpósios. Publicou quatro artigos na revista da Saesp e apresentou o trabalho “Anestesia Epidural Alta” no Congresso Médico Anual das Bahamas, em Nassau.
Escreveu no livro “Procedimentos Médicos” (2008), de autoria de Alexandre Campos Moraes Amato, os capítulos “Anestesia Local” e “Sedação”.
Renato Santiago Longo é membro da American Society of Anesthesiologists (1997). Ingressou na Academia de Medicina de São Paulo em 5 de dezembro de 1997, galgando a condição de membro honorário desse sodalício.
NOTAS:
Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.