José Pindaro Pereira Plese
José Pindaro Pereira Plese nasceu na cidade de São Manoel (SP), em 22 de março de 1943. É filho de Alberto Plese e de Maria José Pereira Plese.
Realizou o curso médico na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) de 1965 a 1970, colando grau em 5 de janeiro de 1971.
Fez residência médica em neurocirurgia no Hospital das Clínicas da FMUSP (1971- 1973), e aí se dedicou à carreira universitária, galgando os postos de auxiliar de ensino (1976), professor mestre (1978), doutor (1980), livre-docente (1981) e professor associado da disciplina de neurocirurgia (1988).
Obteve o mestrado com a tese Contribuição para o Tratamento Cirúrgico da Craniostenose da Sutura Coronária Unilateral (1978); o doutorado com a tese Contribuição para o Tratamento Cirúrgico da Disostose Craniofacial de Crouzon (1980); e a livre-docência com a tese Contribuição para o Tratamento Cirúrgico da Craniostenose Simples da Sutura Sagital (1981).
José Pindaro Pereira Plese tem 18 trabalhos científicos publicados em periódicos nacionais e cinco em revistas estrangeiras.
É autor de 23 capítulos de livros e ministrou cerca de 80 conferências em congressos, jornadas e cursos médicos. É membro das seguintes entidades: Associação Paulista de Medicina, Colégio Brasileiro de Cirurgiões (titular), Sociedade Internacional de Neurocirurgia Pediátrica, Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (titular), Sociedade Brasileira de Neurorradiologia (titular), Sociedade Internacional de Neurologia Infantil, Associação Brasileira de Neuropsiquiatria Infantil, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Academia Brasileira de Neurologia.
José Pindaro Pereira Plese é casado e ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 7 de dezembro de 1994, tornando-se membro emérito e o primeiro ocupante da cadeira nº 110 desse sodalício, cujo patrono é Rolando Ângelo Tenuto.
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
O acadêmico José Pindaro Pereira Plese faleceu em 02 de junho de 2022, aos 79 anos.