PortugueseEnglishSpanish
Notícias

Hospital, de onde, até onde

11.07.2014 | Gerais

Arary da Cruz Tiriba 

Do latim: hospes, hóspede, o que recebe hospitalidade; hospita, estrangeira, viajeira, peregrina, forasteira; hospitaculum, hospedaria, estalagem, albergue, pousada; hospitale, casa para hóspedes, hospedaria; hospitalia, quartos, aposentos para hóspedes, hospedaria; 1. hospitalis, de hóspede, o que recebe agasalho — 2. estalajadeiro, baiuqueiro, taverneiro; hospitalitas, condição de estrangeiro, de forasteiro. Hospitalidade, qualidade de ser hospitaleiro; hospitaliter, que dá agasalho, de modo hospitaleiro; hospiticida, matador de um hóspede; hospitiolum, pequena hospedaria, alberguesinho; hospitium, hospitalidade, hospedagem, ação de hospedar, de dar pousada; teto hospitaleiro, pousada, morada, estalagem, hospício, asilo; hospitivus, pertencente a um hóspede; hospitus, estrangeiro, peregrino, que anda de viagem (Novissimo Diccionario Latino-Portuguez, F. R. dos Santos Saraiva).

Por volta do século XV, o sentido começou a mudar, aplicado ao lugar onde eram acolhidos velhos, doentes e pobres. Agora, o uso definido. 

Hotel, hotelaria, mesma procedência, hospitale cubiculum, quartos para hóspedes. 

Hôtel-Dieu de Paris [ilustração], considerado o mais antigo hospital de Paris, França. Consta que foi fundado por Saint-Landry, entre os séculos VII e XVII. Por diversas vezes reconstruído; a arquitetura atual remonta a 1877. 

Correntes, hoje, designações: Hospital Dia, Hospital de Campo, Hospital Militar, Hospital de Sangue, Hospital de Emergência1 e a série de Especializados. 

Nosocômio, do Grego nosokomeion, formada por nosos, “doença” e komein, “curar”. 

Dos Estados Unidos, país altamente motorizado, originou-se motel, contração de motor e hotel; ou seja, um hotel ao qual as pessoas chegam de veículo motorizado, geralmente, à beira da rodovia, servindo de alojamento aos viajantes para passar a noite ou período, curto, de breve descanso, prosseguindo viagem imediatamente. Difere de Hotel por não ser o destino, mas por estar em meio caminho. No Brasil, ocorreu sua expansão, afigurando-se ínsulas — lesbos flutuantes no oceano urbano —, administradas por consórcio greco-romano gerenciado por Afrodite, Vênus, Eros, Sátiro, Baco… [ALTA & FIEL FREQUÊNCIA]  

Arary da Cruz Tiriba 

Professor Titular, aposentado, em atuação voluntária (UNIFESP/EPM), Membro emérito da Academia de Medicina de São Paulo, ocupante da Cadeira 81, Adolpho Lutz