PortugueseEnglishSpanish
Notícias

CONCLUSÃO DO PROJETO “RESGATE DA MEMÓRIA DOS MEMBROS DA ACADEMIA DE MEDICINA DE SÃO PAULO”

21.08.2014 | Gerais

São Paulo, 14 de agosto de 2014.

Ilustríssimo acadêmico Affonso Renato Meira
Presidente da Academia de Medicina de São Paulo (AMSP)

Ilustríssimos(a) acadêmicos(a) da diretoria 2013-2014

Assunto: Conclusão do Projeto “Resgate da Memória dos Membros da Academia de Medicina de São Paulo”

Estimado presidente Affonso Renato Meira
Estimados(a) confrades (confreira) da diretoria 2013-2014

Através de um prolongado, intenso e paciencioso trabalho que se estendeu ininterruptamente por quatro anos: agosto de 2010 a agosto de 2014, não tendo tréguas em finais de semanas, finais de ano e feriados, puderam ser resgatadas 428 biografias (!!!), dos membros da estimada Academia de Medicina de São Paulo, tendo-se feito em média 107 por ano; 9 por mês ou, em outras palavras, uma a cada 3 dias, o que dá precisamente uma noção do quão foi abundante e fatigante o empreendimento proposto e executado.

Neste rol de biografias incluem todos os patronos; todos os presidentes; e todos os membros titulares e honorários, atuais e falecidos, que constam nas respectivas tabelas após a mudança estatutária aprovada em Assembleia Extraordinária realizada em 12 de novembro de 2004. Muitos e muitos nomes de todas estas subdivisões estavam, literalmente, sepultados no esquecimento coletivo pela inexorabilidade do tempo e pela desvirtude da iconoclastia da contemporaneidade.

Muitos dos dados e fotos deste incomensurável acervo foram obtidos nas mais comuns e incomuns bibliotecas da capital e do interior paulista, assim como da cidade do Rio de Janeiro.

Em diversas ocasiões me socorri dos préstimos da secretária da Academia de Medicina de São Paulo, Solange Soares Camargo Albuquerque, e da bibliotecária da Associação Paulista de Medicina, Isabel Cristina de Campos, às quais ternamente muito agradeço.

Destas 428 biografias que compreenderam o empreendimento “Resgate da Memória dos Membros da Academia de Medicina de São Paulo”, 273 (63,7%) foram feitas inteiramente – pesquisadas, redigidas e conferidas – pelo responsável deste projeto; dezenas e dezenas das elaboradas por outros acadêmicos foram também complementadas com dados e fotos pelo responsável deste projeto; e todas, sem exceção, foram meticulosamente lidas e relidas de três a 30 vezes (!!!) pelo responsável deste projeto, a fim de se diminuírem os erros e as desinformações que passam, involuntariamente, num trabalho vultoso como este.

As biografias dos membros foram redigidas em forma editorial unificada com a finalidade não somente estética de uniformizá-las, mas também de não hierarquizá-las, pois todos, pela pertença ao sodalício, são merecedores do mesmo destaque e honra.

Se um leitor quiser se inteirar de um nome por dia e o fizer sem interrupção, levará um ano e três meses (!!!) para ler todas as biografias que enriquecem o nicho eletrônico da augusta Academia de Medicina de São Paulo – www.academiamedicinasaopaulo.org.br.

Não restam dúvidas de que o material obtido em seu conjunto, nestes quatro anos, serviu ao propósito imanente de qualquer Academia: divulgar, evidenciar, custodiar e perenizar a memória, os valores e os feitos de seus membros. Assim, literalmente, foi dado não somente a voz, mas “restituída a vida” a mais de quatro centenas de membros elencados nas diversas categorias do quadro associativo, como também este conjunto acabou constituindo-se per se, num dos maiores patrimônios imateriais da augusta Academia de Medicina de São Paulo – seu verdadeiro lastro!

Resta, doravante, às diretorias que se sucederão na administração da insigne Academia de Medicina de São Paulo, proceder da mesma forma com os acadêmicos que nela ingressarão, a fim de que não somente mereçam a mesma honra, mas também, que se propicie a ampliação deste patrimônio para a grandeza do próprio sodalício.

Missão cumprida!!!

Helio Begliomini