PortugueseEnglishSpanish
Notícias

Acadêmica Marilene Rezende Melo é homenageada em cerimônia organizada pela SBPC/ML

04.03.2024 | Acadêmicos

Na última sexta-feira, 1º de março, a Associação Paulista de Medicina (APM) sediou cerimônia de homenagem à Segunda Tesoureira e Grande Benemérita da Academia de Medicina de São Paulo (AMSP), Marilene Rezende Melo. Promovida pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), a solenidade teve como finalidade reconhecer os relevantes trabalhos desenvolvidos por ela ao longo de sua carreira.

Participaram do evento o presidente da APM, Antonio José Gonçalves; os vice-presidentes João Sobreira de Moura Neto e José Luiz Gomes do Amaral; o diretor Científico da Associação e primeiro tesoureiro da AMSP, Paulo Manuel Pêgo Fernandes; o presidente e o vice-presidente da AMSP, Helio Begliomini e Walter Albertoni, respectivamente; a presidente da Associação Brasileira de Mulheres Médicas (ABMM), Elizabeth Giunco Alexandree o presidente da SBPC/ML, Álvaro Pulchinelli Junior, entre outros.

Marilene Melo exerceu – e ainda exerce – diferentes atividades associativas e, segundo seus colegas, sempre com muito zelo e dedicação. “É uma honra ser médica, profissão gloriosa e alegria sem fim. Muito obrigada por esta homenagem. Agradeço, especialmente, à SBPC/ML por proporcionar este momento tão emocionante na minha vida”, destacou a homenageada.

Homenagens

“Conheci Marilene por intermédio do atual secretário estadual de Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, que foi presidente da APM e da AMB e deputado federal. Lembro que quando ele organizou a primeira Diretoria em sua gestão, em 1995, o seu olhar era voltado para Marilene Melo e ela é fantástica. Sou muito grato por tudo o que ela deixou para todos nós em função de seu exemplo e da sua dedicação. Que você, Marilene, possa viver eternamente”, disse José Luiz Gomes do Amaral.

“Marilene tem um papel muito importante na Associação Brasileira de Mulheres Médicas, sempre agregando na vida das pessoas. Agradeço muito à Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial por homenagear esta personalidade médica. É um momento de grande felicidade para todos nós. Mais uma vez, muito obrigada por tudo o que fez e faz pela classe médica”, afirmou Elizabeth Giunco Alexandre.

“Suas lutas são contínuas e constantes e é um prazer estar aqui. Quero parabenizar a SBPC/ML pela homenagem e oportunidade”, destacou Paulo Manuel Pêgo Fernandes.

“Gostaria de cumprimentar todos os colegas presentes pela merecida homenagem dedicada à nossa amiga Marilene, que é sempre muito presente. Marilene, você é extremamente generosa e cativa a todos”, pontuou Walter Albertoni.

“Marilene é uma pessoa maravilhosa, que marcou a classe associativa. Você é uma honra para todos os médicos”, enalteceu Helio Begliomini.

Álvaro Pulchinelli Junior entregou a Marilene Melo uma placa em agradecimento à dedicação em prol da Medicina Laboratorial e Setor de Análises Clínicas. “Homenageá-la nos enche de orgulho. Agradeço a presença de todos que compartilharam deste momento tão emocionante como o de hoje.”

Trajetória

Na APM, Marilene Melo foi presidente do Departamento de Patologia Clínica entre 1975 e 1977 e 1ª diretora de Patrimônio e Finanças por duas gestões (2001 – 2003/2003 – 2005). Atuou também na AMB como 1ª diretora de Patrimônio e Finanças (1989 – 1993), 2ª diretora de Patrimônio e Finanças (1993 – 1997) e conselheira fiscal (2007 – 2009). Por três gestões consecutivas, Marilene foi presidente da ABMM e também contribui com a AMSP há diversas gestões.

Foi presidente da SBPC/ML no biênio 1985 – 1987 e conselheira fiscal (1995 – 2009). Também foi presidente na Associação Latino-Americana de Patologia Clínica (Alapac) entre 1986 e 1989 e vice-presidente de Controle de Qualidade (1996 – 1998). Presidiu a World Association of Societies of Pathology and Laboratory Medicine (Waspalm) por duas gestões (2003 – 2005/2005 – 2007), além de ser membro do Comitê Pan-Americano da American Society of Clinical Pathologists (ASCP) e do College of American Pathologists (CAP).

Texto: Comunicação – Associação Paulista de Medicina (adaptado)

Fotos: Alexandre Diniz