Acadêmicos foram homenageados na comemoração de 80 anos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial
Reunindo cerca de 100 convidados, entre médicos patologistas clínicos, profissionais da saúde ligados à Sociedade e representantes de entidades do setor, um jantar especial foi realizado no dia 27 de junho, no Hotel Intercontinental, em São Paulo.
Em seu discurso de abertura, o presidente da SBPC/ML, Alvaro Pulchinelli, lembrou o quanto o universo laboratorial vem mudando. Em 1921, havia 70 exames e hoje são mais de 3500 exames em uso no Brasil. “Passamos de um processo artesanal, na década de 40, quando surgimos, há oitenta anos, para um laboratório industrial, automatizado, e sem afastar os pacientes e médicos. Ao contrário, hoje temos muito mais acesso à Saúde”, lembrou.
O Acadêmico José Luiz Gomes do Amaral esteve presente, representando o secretário de Saúde, Acadêmico Eleuses Paiva.
Na sessão, foram dois renomados médicos patologistas clínicos presentes no evento e que representam muito da história da especialidade: a Acadêmica Marilene Rezende Melo, ex-presidente da SBPC/ML e o Acadêmico Adagmar Andriolo, aplaudido de pé para receber o carinho da plateia.
Andriolo lembrou que para ele é uma felicidade enorme que presidentes e ex-presidentes da SBPC/ML foram seus alunos da Escola Paulista de Medicina. “É com um sentimento de missão cumprida que eu recebo essa homenagem. Agradeço à Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, e em particular à professora Marilene Melo, que me acolheu, participou do meu exame de título de especialista, ela e o professor Evaldo Mello, que são realmente as pessoas que devem ser homenageadas em nome da sociedade brasileira. Muito obrigado”.
Marilene finalizou as homenagens lembrando que foi presidente em duas gestões, mas queria também homenagear seu marido, Evaldo Melo, que fez a primeira sede da SBPC/ML e a parceria com a Controllab. Lembrou também o quanto as mulheres são bem-vindas e felizes na Sociedade e deixou seu estímulo para que mais mulheres participem. “Somente eu e Paula Távora fomos presidente. Precisamos que mais mulheres ocupem esta posição”.
No final da cerimônia, Alvaro Pulchinelli agradeceu também a toda a equipe da SBPC/ML. E os convidados participaram de um parabéns à SBPC/ML.
Texto: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial – Adaptado
Fotos: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial