Acadêmico Florisval Meinão é palestrante em Congresso da Associação Médica Cearense
No dia 18 de outubro, membro Titular Florisval Meinão, que é diretor de Patrimônio e Finanças da Associação Paulista de Medicina, participou do XXXV Congresso Outubro Médico, organizado pela Associação Médica Cearense (AMC).
O evento abordou o tema “Garantindo Qualidade: O dilema entre a abertura de cursos e a excelência no ensino médico”, e Meinão representou a Associação Médica Brasileira (AMB), na qual exerce o cargo de secretário geral.
Durante sua participação, Meinão apresentou a palestra “O associativismo e o médico jovem”, destacando a trajetória das associações médicas, sindicatos e conselhos de Medicina; a situação atual do associativismo médico; a importância da AMB, das federadas e das sociedades de especialidades médicas para fortalecer o movimento associativo; e as ações da Associação Médica Brasileira no fortalecimento desses modelos.
“Hoje, a maioria dos participantes do movimento associativo são médicos com mais de 50 anos, já que o médico jovem desconhece a relevância e o impacto da representação associativa na defesa dos interesses da classe”, ressaltou o diretor da APM e da AMB.
Ele também expressou preocupação com o expressivo aumento no número de faculdades de Medicina e de profissionais formados, alertando que o Brasil passará de 574 mil médicos para 670 mil em breve, atingindo a proporção de 2,7 médicos por mil habitantes.
Texto: Comunicação – Associação Paulista de Medicina. *Com informações da AMB.
Fotos: Divulgação AMC