Sexta-Feira, 14 de Agosto de 2020 - Seja bem vindo.

Notícias » Projetos
Fonte: a a a

Conclusão do Projeto "Resgate da Memória dos Membros da Academia de Medicina de São Paulo"
São Paulo, 14 de agosto de 2014.

Ilustríssimo acadêmico Affonso Renato Meira
Presidente da Academia de Medicina de São Paulo (AMSP)

Ilustríssimos(a) acadêmicos(a) da diretoria 2013-2014

Assunto: Conclusão do Projeto "Resgate da Memória dos Membros da Academia de Medicina de São Paulo"


Estimado presidente Affonso Renato Meira
Estimados(a) confrades (confreira) da diretoria 2013-2014

Através de um prolongado, intenso e paciencioso trabalho que se estendeu ininterruptamente por quatro anos: agosto de 2010 a agosto de 2014, não tendo tréguas em finais de semanas, finais de ano e feriados, puderam ser resgatadas 428 biografias (!!!), dos membros da estimada Academia de Medicina de São Paulo, tendo-se feito em média 107 por ano; 9 por mês ou, em outras palavras, uma a cada 3 dias, o que dá precisamente uma noção do quão foi abundante e fatigante o empreendimento proposto e executado.

Neste rol de biografias incluem todos os patronos; todos os presidentes; e todos os membros titulares e honorários, atuais e falecidos, que constam nas respectivas tabelas após a mudança estatutária aprovada em Assembleia Extraordinária realizada em 12 de novembro de 2004. Muitos e muitos nomes de todas estas subdivisões estavam, literalmente, sepultados no esquecimento coletivo pela inexorabilidade do tempo e pela desvirtude da iconoclastia da contemporaneidade.

Muitos dos dados e fotos deste incomensurável acervo foram obtidos nas mais comuns e incomuns bibliotecas da capital e do interior paulista, assim como da cidade do Rio de Janeiro.

Em diversas ocasiões me socorri dos préstimos da secretária da Academia de Medicina de São Paulo, Solange Soares Camargo Albuquerque, e da bibliotecária da Associação Paulista de Medicina, Isabel Cristina de Campos, às quais ternamente muito agradeço.

Destas 428 biografias que compreenderam o empreendimento “Resgate da Memória dos Membros da Academia de Medicina de São Paulo”, 273 (63,7%) foram feitas inteiramente – pesquisadas, redigidas e conferidas – pelo responsável deste projeto; dezenas e dezenas das elaboradas por outros acadêmicos foram também complementadas com dados e fotos pelo responsável deste projeto; e todas, sem exceção, foram meticulosamente lidas e relidas de três a 30 vezes (!!!) pelo responsável deste projeto, a fim de se diminuírem os erros e as desinformações que passam, involuntariamente, num trabalho vultoso como este.

As biografias dos membros foram redigidas em forma editorial unificada com a finalidade não somente estética de uniformizá-las, mas também de não hierarquizá-las, pois todos, pela pertença ao sodalício, são merecedores do mesmo destaque e honra.

Se um leitor quiser se inteirar de um nome por dia e o fizer sem interrupção, levará um ano e três meses (!!!) para ler todas as biografias que enriquecem o nicho eletrônico da augusta Academia de Medicina de São Paulo – www.academiamedicinasaopaulo.org.br.

Não restam dúvidas de que o material obtido em seu conjunto, nestes quatro anos, serviu ao propósito imanente de qualquer Academia: divulgar, evidenciar, custodiar e perenizar a memória, os valores e os feitos de seus membros. Assim, literalmente, foi dado não somente a voz, mas “restituída a vida” a mais de quatro centenas de membros elencados nas diversas categorias do quadro associativo, como também este conjunto acabou constituindo-se per se, num dos maiores patrimônios imateriais da augusta Academia de Medicina de São Paulo – seu verdadeiro lastro!

Resta, doravante, às diretorias que se sucederão na administração da insigne Academia de Medicina de São Paulo, proceder da mesma forma com os acadêmicos que nela ingressarão, a fim de que não somente mereçam a mesma honra, mas também, que se propicie a ampliação deste patrimônio para a grandeza do próprio sodalício.

Missão cumprida!!!

Helio Begliomini







Relacionadas
10/03/20 - Presidente participa do projeto "Oftalmologia Humanitária" na Amazônia
21/08/14 - Conclusão do Projeto "Resgate da Memória dos Membros da Academia de Medicina de São Paulo"
07/02/13 - O Projeto Casa + Segura, GRANDIOSO POR SE TRATAR DE SAUDE PREVENTIVA.


Academia de Medicina de São Paulo
https://www.academiamedicinasaopaulo.org.br/
contato@academiamedicinasaopaulo.org.br

Academia de Medicina de São Paulo 20/09/2019 19:05
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 - 6º andar/ Sala 3
Tel.: (11) - Fax: 3105-4402
São Paulo - CEP: 01318-901

By RMAHOST.com