Terça-Feira, 26 de Março de 2019 - Seja bem vindo.





Observaçoes:
Para ler determinados conteúdos deste site é necessário ter o Adobe Reader/Leitor de PDF instalado em seu computador.
Caso você não tenha o Adobe Reader clique aqui para instalar.




Carregando...


Discursos Acadêmicos » Juarez Moraes de Avelar
Fonte: a a a

Discurso de Saudação ao Dr. Lybio Martire Junior
Pelo Dr. Juarez Moraes de Avelar

Ao receber o amável convite de meu amigo Lybio Martire Junior, eleito pelos membros de nossa Academia, que neste momento se incorpora ao nosso quadro, multifacetados ângulos de alegria invadiram meu coração e minha mente.

O primeiro é a certeza de que nossa Academia tem motivos suficientes para se orgulhar de seu recém-ingresso como imortal de nossa casa, fundamentado em seus amplos e profundos conhecimentos técnicos e científicos inerentes ao exercício da Medicina.

Segundo, no cumprimento da profissão demonstrando ao longo de sua carreira, competência, denodo, eficiência e evidentes sinais de exemplar profissional.

Terceiro, com a mesma habilidade que Dr. Lybio manuseia elegantemente o bisturi, igualmente toma em suas mãos uma caneta e elabora inspiradores pensamentos emanados do fundo de sua profícua imaginação que encanta a todos. É um exímio poeta nos mais diferentes campos da vida.

Quarto, assim como foi discípulo inteiramente voltado ao aprendizado de conhecimentos para enriquecer sua frutífera carreira de médico, é professor modelar na transmissão de informações essenciais aos seus alunos quer na faculdade no curso de graduação, quer aos residentes em fase de especialização na formação de futuros cirurgiões plásticos.

Quinto, com idêntico entusiasmo que o noviço acadêmico estuda, cria novas técnicas, ensina e escreve nos compêndios médicos, o Dr. Lybio é autoridade internacional no vastíssimo e nobre campo da História da Medicina que descreve com minuciosos fundamentos os conhecimentos dos consagrados profissionais que construíram o majestoso edifício que sustenta nossa Medicina. Tenho convicção que ele emprestará profundas informações a todos nós que somos fiéis seguidores dos princípios hipocráticos.

Não terminam aqui as numerosas qualificações de nosso recém-empossado na Academia de Medicina de São Paulo.

Porém vou me limitar, sem deixar de registrar como mais um fator que me trouxe imensa alegria, qual seja, a semelhança de nossas raízes que nos conduziram à nossa especialização. O mais jovem acadêmico teve o privilégio de se qualificar com nosso querido Prof. Oswaldo de Castro que, para mim, foi minha fonte de inspiração para ser cirurgião plástico.

Muitos outros valorosos aspectos eu poderia desfilar neste momento, mas vou dedicar à superposição de nossas origens.

Em 1960, era eu ainda muito jovem, aos 17 anos de idade quando fui informado que o Prof. Oswaldo de Castro realizou impressionante intervenção cirúrgica para reparar grave sequela de queimadura na face, pescoço e tórax de uma senhora que eu já havia identificado como gravíssima deformidade causada pelo fogo. Naquela época, eu totalmente desconhecedor dos efeitos da cirurgia plástica, fui informado do importantíssimo procedimento cirúrgico realizado pelo Prof. Oswaldo para reconstituir a região céfalo-cervical-torácica. Ainda desprovido de informações do alcance da especialidade, recebi com enorme encantamento a notícia da transferência da pele dos ombros para as regiões da face, pescoço e tórax com o objetivo de recompor a forma e função do segmento cefálico e cervical daquela senhora mutilada pela queimadura que resultou transformação física e psicológica daquela senhora. Aquele episódio, e eu limitado ao meu mundo de sonhos, definiram o caminho que iria seguir para alcançar minha realização profissional e de ser humano. Guardo com imensa alegria e o calor de meu sentimento de gratidão ao Prof. Oswaldo de Castro que proporcionou a todos nós, aqui hoje no cenário da Academia de Medicina de São Paulo, esta solenidade para receber o novo imortal saudado por outro já incorporado aos canais acadêmicos.

Com efeito, a singular, porém profunda semelhança referente à especialização do Dr. Lybio Martire Junior e minha definição de vida representam importante elo na estrutura de nossas carreiras. Assim, posso asseverar aos meus confrades e ilustres convidados a esta solenidade, que seu ingresso é posição de realização e regozijo em sua já vitoriosa jornada de vida. Não obstante, para nossa Academia, sua admissão no quadro associativo é motivo de júbilo e orgulho pelo fortalecimento de nossa secular entidade.

A gloriosa conquista na profícua carreira do Dr. Lybio é produto de seu esforço pessoal, dedicação à profissão, mas somado a tudo isso ele teve a feliz circunstância em encontrar a Nicezar, como companheira matrimonial que foi e é a base sólida para sua vida. Como produto da amorosa união receberam a glória divina com a chegada da Lynira completando, assim, a mais sólida união familiar.

E por fim, renovo minha convicção de que a presença de meu amigo Lybio Martire Junior ao ocupar a cadeira nº 71 da Academia de Medicina de São Paulo será uma valorosa conquista em sua já frondosa árvore da vida que, a um só tempo, será mais um precioso fruto da igualmente importante árvore da vida de nossa entidade.

Muito obrigado a todos.


Na foto Dr. Lybio.






Relacionadas
16/10/18 - Discurso de Saudação ao Dr. Lybio Martire Junior


Academia de Medicina de São Paulo
https://www.academiamedicinasaopaulo.org.br/
contato@academiamedicinasaopaulo.org.br

Academia de Medicina de São Paulo
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 - 6º andar/ Sala 3
Tel.: (11) 3105-4402 - Fax: (11) 3106-5220
São Paulo - CEP: 01318-901

By RMAHOST.com