PortugueseEnglishSpanish
Notícias

Acadêmico Álvaro Nagib Atallah falou sobre Medicina Baseada em Evidências em podcast

14.07.2024 | Acadêmicos

No dia 3 de julho, foi ao ar mais um episódio do Saúde Cast, podcast produzido pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPMD). Contando com a participação do Acadêmico Álvaro Nagib Atallah, que é diretor de Economia Médica e Saúde Baseada em Evidências da Associação Paulista de Medicina, o médico discorreu sobre o conceito de Medicina Baseada em Evidências (MBE), sua importância e histórico.

Histórico e Conceito

Álvaro Nagib Atallah esclareceu que a MBE se baseia em “provas”, contrapondo a crença de que tudo que é lógico é verdadeiro. Ele explicou que essa Ciência surgiu da necessidade de comprovação antes da prática, especialmente após grandes surpresas na Medicina. “Por muito tempo, a Medicina foi fundamentada na autoridade do médico”, explicou.

Atallah citou o exemplo do escorbuto, uma doença que dizimava tripulantes ingleses do século XVIII. Segundo ele, em 1753, o médico James Lind conduziu o primeiro ensaio clínico controlado para tratar a doença, utilizando suco de lima e limão, que se mostrou eficaz. O evento marcou o início das evidências científicas na área médica.

Outro exemplo destacado foi o tratamento da tuberculose com estreptomicina em 1948. De acordo com Atallah, um ensaio clínico realizado na Inglaterra demonstrou a eficácia do medicamento, revolucionando o tratamento da doença. Archibald Cochrane, um dos pesquisadores envolvidos, tornou-se uma figura central no desenvolvimento da metodologia de ensaios clínicos.

Aplicação da MBE

Atallah ressaltou que a MBE deve ser aplicada em todas as áreas da Medicina. “Minhas decisões precisam ser baseadas em provas, naquilo que tem comprovação que funciona, que faz mais bem do que mal”, afirmou. Ele evidenciou que a eficácia de um tratamento deve ser avaliada em condições ideais e no mundo real (efetividade). Além disso, é essencial considerar a eficiência (custo-benefício) e a segurança do tratamento.

“Para isso, são realizados ensaios clínicos controlados, cujos resultados são compilados em metanálises pela Cochrane Library, fornecendo a melhor evidência disponível”, elucidou o diretor. Ele destacou, ainda, que a Medicina Baseada em Evidências é fundamental para a prática médica moderna.

Texto: Comunicação – Associação Paulista de Medicina – Adaptado

Foto: Reprodução.