Acadêmico Clóvis Francisco Constantino fala sobre desafios na criação dos filhos em evento do Estadão
No último domingo, 13 de outubro, o Membro Titular Clóvis Francisco Constantino, que é diretor adjunto de Previdência e Mutualismo da APM e presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, foi um dos palestrantes no Summit Saúde e Bem-Estar, promovido pelo Estadão.
A roda de conversa, que discutiu o tema “Desafios na Criação dos Filhos”, contou também com a participação de Maya Eigenmann, especialista em educação positiva, neuropedagoga e educadora parental, e teve a jornalista Rita Lisauskas como mediadora.
Desafios
Conforme publicado pelo jornal, Clóvis Constantino afirmou que a melhor forma de educar adequadamente os filhos é, antes de tudo, os pais se educarem a si mesmos. Segundo ele, ao estarem conscientes de que vivem em um momento singular na história social do planeta, os pais aumentam suas chances de sucesso na educação dos filhos.
Em sua perspectiva, as diferenças socioeconômicas influenciam significativamente o processo educativo, destacando a grande desigualdade presente na sociedade. “Até no consultório, precisamos tomar cuidado com a comunicação para evitar desconfortos e constrangimentos”, alertou Constantino.
Ele também abordou a importância da conexão entre pais e pediatras, reforçando que essa relação é benéfica para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. E ressaltou que os pediatras muitas vezes entram em contato com a família já no último trimestre da gravidez, o que permite um acompanhamento mais próximo.
“É fundamental tratar nossos filhos com muito carinho, afeto e amor, mas também mostrar limites. Estabelecer limites é uma forma de amar, pois eles não vão encontrar liberdade absoluta. Temos a obrigação de ensinar isso a eles”, ponderou o diretor da APM.
Texto: Comunicação – Associação Paulista de Medicina (Com informações da AMB) – Adaptado.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão