PortugueseEnglishSpanish
Notícias

Acadêmico Helio Begliomini discursou na Abrames e recebeu dois Prêmios Literários

11.11.2024 | Acadêmicos

A Academia de Medicina de São Paulo foi honrada com o convite de compor a mesa de honra dos trabalhos da solenidade da 36ª Semana da Abrames – Academia Brasileira de Médicos Escritores, sodalício sediado na cidade do Rio de Janeiro.

Mesa de Abertura dos trabalhos da Abrames.

O acadêmico Helio Begliomini, emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo, tendo por patrono Benedicto Augusto de Freitas Montenegro (1888-1979), e atual presidente desse sodalício, foi também convidado a proferir o discurso de saudação ao recipiendário Lúcio Antônio Prado Dias (SE), que tomou posse como quinto ocupante da cadeira no 3 da AbramesAcademia Brasileira de Médicos Escritores, sob a patronímica do oftalmologista, professor e escritor José Antônio de Abreu Fialho (1874-1940).

Helio Begliomini, Lúcio Antônio Prado Dias, Fátima Darcinete de Almeida Ribeiro e Juçara Regina Viégas Valverde.
Fátima Darcinete de Almeida Ribeiro, presidente da Abrames; Lúcio Antônio Prado Dias, recipiendário; Juçara Regina Viégas Valverde e Leslie de Albuquerque Aloan, ex-presidentes da Abrames; e Helio Begliomini, orador.

A efeméride aconteceu em sessão de gala, no dia 8 de novembro de 2024, às 17 horas, no Auditório Júlio Sanderson, espaço nobre do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.

Lúcio Antônio Prado Dias e Helio Begliomini.

A Abrames foi fundada em 17 de novembro de 1987 – dia e mês de nascimento de Manuel Antônio de Almeida (1830-1861) – seu patrono, e instalada solenemente no Palácio da Cultura Gustavo Capanema, em 26 de maio de 1989, cujo vídeo desse memorável acontecimento encontra-se disponível na página eletrônica da entidade.

O acadêmico Helio Begliomini é membro titular e fundador da cadeira no33 desse venerável sodalício, tendo por patrono Edgard Roquette-Pinto (1884-1954), médico legista, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e o pai da radiodifusão no Brasil.

No dia seguinte (9/11/24), Helio Begliomini fez, a convite, uma palestra sobre “Academias e a Abrames” e foi contemplado com dois prêmios literários no Concurso Anual da Abrames de 2024: o terceiro lugar na categoria conto, com o trabalho “Limírio Leal da Fonseca Filho, Meu Irmão na Urologia”; e o terceiro lugar na categoria ensaio, com o trabalho “Reflexões Sobre a Arte de Ser Poeta e a Poesia”.