Acadêmico Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho foi empossado na Academia Nacional de Medicina
O Acadêmico Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho foi empossado na Academia Nacional de Medicina (ANM) nesta sexta-feira (18), na sede da Instituição. O especialista passa a assumir a vaga de membro titular da Cadeira Nº 72, da Secção de Cirurgia, tendo como Patrono Belmiro de Lima Valverde.
“Neste momento especial de minha vida quero registrar que ter sido eleito para a Academia Nacional de Medicina é a mais significativa honraria para um médico. A satisfação e a sensação de pertencimento são imensuráveis. Destaco ainda a receptividade e atenção de todos durante as visitas acadêmicas, que chegaram a ser emocionantes. Grato a todos, confrades e confreiras pela gentil acolhida”, destaca o Acadêmico.
Trajetória
Renomado especialista em Ortopedia e Traumatologia, Eloy é um dos principais nomes no campo do tratamento e pesquisa sobre traumatismo raquimedular e afecções da coluna vertebral. Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1976, ele concluiu mestrado e doutorado na mesma instituição, em 1984 e 1987, respectivamente.
Entre 2018 e 2022, Eloy foi diretor da Faculdade de Medicina da FMUSP, e seu envolvimento em múltiplas comissões e conselhos da universidade foi notável. Ele presidiu o Conselho de Saúde do Hospital das Clínicas e o Conselho Deliberativo do Hospital Universitário, além de ter ocupado cargos influentes em várias comissões e conselhos universitários.
Com uma trajetória destacada também no meio editorial, ele foi editor da Revista Acta Ortopédica Brasileira e participa do corpo editorial de importantes publicações internacionais, como The Spine Journal e Global Spine Journal.
Atualmente, Eloy preside o Conselho Diretor do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP e é vice-presidente da Fundação Faculdade de Medicina. No campo da pesquisa, coordena o Letran, um laboratório especializado em técnicas avançadas para a reparação nervosa, e o Cenatra, um centro multidisciplinar dedicado ao atendimento e pesquisa em traumatismo raquimedular.
Além de suas atividades administrativas, ele orienta programas de pós-graduação e coordena laboratórios de iniciação científica, contribuindo para a formação de novas gerações de pesquisadores e profissionais na área da ortopedia.
Texto e fotos: Academia Nacional de Medicina.