Coluna Do Livro – Cholecystite e Pathologia Gastro-Intestinal
A tese acima é de Felicio Cintra do Prado e foi apresentada à Academia Nacional de Medicina, recebendo o “Premio Alvarenga de 1928”.
Trata-se de estudo clínico pormenorizado da colecistite, com gráficos e ricas ilustrações.
Recorde-se que Felicio Cintra do Prado foi um dos próceres da Medicina de seu tempo (nasceu em maio de 1900), tendo presidido a Academia de Medicina de São Paulo nos anos 1953-1954.
Registre-se também que teve grande ligação com a APM, chegando a presidi-la em 1933, pois era vice-presidente, substituindo, por curto período, o então presidente João Alves de Lima. Seria eleito novamente vice-presidente na gestão de Domingos Rubião Meira (1941-1942).
Muito querido entre os seus pares, faleceu em 22 de fevereiro de 1983. A obra em comento tem 160 páginas, capa original, cartonada, necessitando restauro. Foi impressa em São Paulo, na Empresa Graphica da Revista dos Tribunais, 1929.
Na folha de rosto há dedicatória do autor: “Ao illustrado Prof. B. Montenegro homenagem de grande apreço e admiração que lhe consagra. São Paulo, V, 1930”. Doada à APM por Edmundo Vasconcellos.
Guido Arturo Palomba
Diretor Cultural da APM
*Observação: todos os livros comentados aqui pertencem à Biblioteca da APM. Aos que desejarem doar livros e, principalmente, teses para esta coluna, fazer contato com Isabel, Biblioteca.