Coluna Do Livro – Orthopaedia
Eis um dos maiores clássicos da ortopedia infantil, ORTHOPAEDIA:Or, the art correcting and preventing deformities in children, de 1743, de Nicolas Andry (1658-1742).
Trata-se de raro photo-offset de 1961, da primeira edição londrina de A. Millar, em dois volumes. O primeiro, com 230 páginas mais índice; o segundo, com 310 páginas mais índice. Volumes ricamente ilustrados, capa cartonada, com luva.
Vale a pena lembrar que foi Nicolas Andry quem criou o termo ortopedia (orthos, reto; paidon, criança). Recorde- -se também que o símbolo da Ortopedia vem do livro em comento: uma árvore tortuosa amarrada a um alicerce reto. A ilustração (lâmina 2, p. 211, V. I) refere-se a descrição de método de corrigir perna torta de criança, comparando-o com o que se usava para endireitar caules de árvores jovens: “in a word, the same method must be used in this case, for recovering the shape of the leg, as is used for making streight the crooked trunk of a young tree” (p. 211).
Adquirido pela APM na década de 1980.
Guido Arturo Palomba
Diretor Cultural Adjunto da APM.
*Observação: todos os livros comentados aqui pertencem à Biblioteca da APM. Aos que desejarem doar livros e, principalmente, teses para esta coluna, fazer contato com Isabel, Biblioteca.
Fonte: Suplemento Cultural da Revista da APM – Jan/Fev de 2018 nº 298