“O Brasil na II Guerra – Uma Batalha pela Vida” Homenagem ao 30º aniversário da Sociedade Brasileira de Clínica Médica
No dia 23 de julho p.p. no Centro de Convenções Rebouças a Sociedade Brasileira de Clínica Médica comemorou a passagem de seus trinta anos de atividade em prol da clínica médica brasileira movida por um confrade da Academia de Medicina de São Paulo, o Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes que não mede esforços para a realização de seus objetivos no cenário nacional.
Através do Instituto Antônio Carlos Lopes organizou uma exposição, em parceria com o Exército Brasileiro, denominado: O BRASIL NA II GUERRA MUNDIAL – Uma Batalha pela Vida, com caráter didático-pedagógico para a formação de estudantes e profissionais da saúde. A curadoria do evento ficou sob a responsabilidade de Rita Alves e a pesquisa realizada por Kiko Garófalo, Ana Elisa Novo, conjuntamente. O apoio foi do Hospital Militar de Área de São Paulo.
Segundo o Acadêmico Antônio Carlos trata-se de: “Uma ação significativa para fortalecer a história desses heróis, valorizando a solidariedade e salvaguardando a vida.” Na ocasião, foram distribuídas medalhas do Exército e da Sociedade de Clínica Médica tendo sido agraciados vários membros do Exército, diretores e oficiais do Hospital Militar e área de saúde e o Acadêmico Adnan Neser, por sua atuação na Comissão Estadual de Residência Médica. Uma situação surpreendente foi a presença do Segundo Tenente Miguel Garófalo, de 97 anos, sobrevivente da II Guerra, onde foi ferido por estilhaços de uma granada e no Hospital Militar, em recuperação, foi entrevistado por Getúlio Vargas, conforme declarou à publicação comemorativa.
O presidente da Academia de São Paulo e da Federação das Academias Brasileiras, Acadêmico José Roberto de Souza Baratella prestigiou o evento com seu comparecimento enaltecendo a solenidade que buscou a preservação da memória da participação brasileira num conflito mundial onde se saiu coberta de glória.
Ac. Adnan Neser