PortugueseEnglishSpanish
Notícias

Discurso de Posse como Membro Honorário da Academia de Medicina de São Paulo

31.10.2024 |

Boa noite.

Exmo. Sr. Dr. Acadêmico Helio Begliomini,

DD. Presidente da Academia de Medicina de São Paulo, a quem saúdo respeitosamente e, em nome dele, as insignes autoridades, acadêmicos, familiares e amigos presentes nesta noite de muita fraternidade e alegria.

Permitam-me declinar as referências de minha história de vida, que aqui me trouxe.

Somente a honra e emoção que me acometem ao entrar nesta casa dos filhos de Hipócrates, e deles receber a mensagem divina de, como médicos, atuarem com ciência, arte e humanidade, tocando o corpo e a alma de cada paciente.

A Academia de Medicina de São Paulo fundada em 07 de março de 1895, como Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo até sua designação atual a partir de 07 de março em 1954.

Desde então passou a construir a história da medicina em São Paulo e do Brasil. É a mais antiga entidade médica paulista em atividade. Conta com 130 cadeiras ocupadas por personalidades médicas, ilustres e proeminentes que sempre engrandeceram e continuam, engrandecendo a medicina deste país, emanando a arte médica com dignidade, competência e espiritualidade.

Como Professor Titular do Departamento de Clínica Médica na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) durante 52 anos, atuei como médico atento e dedicado, mas muito mais como professor de medicina, doando a todos eles os meus esforços e conhecimentos.

Pelas minhas mãos passaram 50 turmas de alunos e residentes. Disto me orgulho com grande carinho e emoção. Enfim, agora recebo com imensa gratidão, o privilégio desta distinta honraria, conferida pelos ilustres acadêmicos desta centenária casa, berço da medicina paulista, que hoje me recebem. poder estar entre amigos, confreiras, confrades e família, neste importante sodalício de eterna conjunção astral: ciência, medicina, arte e humanidade, verdadeiro panteão de esculápio.

Recebam toda a minha gratidão e um especial, muito obrigado !