“ACADÊMICO GUIDO ARTURO PALOMBA E O CRÍTICO DE ARTE JACOB KLINTOWITZ LANÇAM LIVRO”
A Associação Paulista de Medicina recebeu convidados para a abertura da exposição “Mostra Acervo”, em 25 de novembro. À frente da iniciativa estava o membro da Academia de Medicina e Diretor Cultural da APM, Guido Arturo Palomba.
A exposição traz um recorte do acervo da Pinacoteca e fica aberta para visitação do público até 30 de abril de 2016 – de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h30, na sede da APM. Na ocasião, também houve o lançamento de livro sobre o acervo da Pinacoteca da entidade.
Esta Pinacoteca começou a ser formada no final da década de 1940, para integrar-se ao atual edifício da entidade, inaugurado em 1951. Foram reunidas obras de artistas que hoje, são incontestavelmente os maiores do Brasil. Passadas várias décadas, com o incentivo de novas diretorias, o departamento Cultural pôde ampliar o espaço físico e o acervo de quadros.
Florisval Meinão, presidente da APM, fez questão de agradecer ao diretor Cultural e aos antecessores da entidade por terem a feliz ideia de investir na criação desta rica Pinacoteca. “Artistas têm uma maneira muito peculiar e sensível de refletir a cultura de um povo. Aqui em São Paulo, a arte efervesceu a partir de 1922 e o nosso acervo representa a nossa sociedade, de quem nos aproximamos muito por conta deste espaço”, completou.
“O livro que lançamos é um sonho de muitos anos. Ele reúne quase todos os quadros que possuímos, com textos meus e do crítico de arte Jacob Klintowitz. E essa exposição mostra toda a importância da Pinacoteca da APM, evidenciando que ela é um projeto que deu certo. Recordo que estas obras não estão disponíveis sempre, portanto, este é o melhor momento para conhecer o que de mais importante temos em nosso acervo”, afirma Guido Arturo Palomba.
O livro foi produzido pela APM por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura, com patrocínio dos Laboratórios Genzyme. A mostra traz mais de 100 obras, datadas entre 1930 e 2009, de artistas como Alex Flemming, Aldo Bonadei, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Flávio de Carvalho e Candido Portinari.
Visitas à exposição: de 26 de novembro de 2015 até 30 de abril de 2016, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h30
Ingresso: gratuito
Local: Associação Paulista de Medicina
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – 8º andar (Bela Vista, São Paulo/SP)
Onde encontrar o livro do acervo da Pinacoteca da APM: interessados em receber gratuitamente deverão entrar em contato pelo e-mail pinacoteca@apm.org.br ou telefone (11) 3188-4304 (número de livros limitados)
Foto: Osmar Bustos