PortugueseEnglishSpanish
Notícias

Associação Paulista de Medicina realiza a exposição “Os Médicos e a Revolução Constitucionalista de 1932”

16.07.2024 | Gerais

A Revolução Constitucionalista de 1932, também conhecida como Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi um movimento armado ocorrido nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul entre julho e outubro de 1932. O objetivo era derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte, buscando restaurar a legalidade e exigir uma Constituição. Jovens paulistas, como Euclydes Bueno Miranda, Antônio Américo de Camargo, Mário Martins de Almeida e Drausio Marcondes de Souza, tornaram-se heróis ao morrerem em um confronto na Praça da República, em 23 de maio. Suas iniciais MMDC batizam o movimento.

A Revolução eclodiu em 9 de julho de 1932 e médicos de todo o Estado se alistaram voluntariamente, integraram batalhões como a célebre Cavalaria do Rio Pardo, organizaram Hospitais de Sangue e prestaram assistência aos feridos nos combates. Essa história precisa ser lembrada!

Participe da exposição histórica sobre a Revolução Constitucionalista de 1932! Conheça a história dos heróis MMDC e de médicos que combateram por São Paulo e entenda a importância desse marco na história brasileira. Venha celebrar a coragem e o legado dos revolucionários de 1932!