Coluna do livro
Ao Prof. Dr. Guido Arturo Palomba
Diretor Cultural da APM
Senhor Professor
Estamos, por meio desta, encaminhando ao prezado amigo e colega, o livro de anatomia Il Corpo-Umano — Breve História, de autoria de Alessandro Pascoli Perugino, editado em Veneza no ano de 1750.
O livro pertenceu ao Prof. Eugênio Mauro, que fez, em 1941, uma doação ao Prof. Renato Locchi, que, por sua vez, doou-o à minha pessoa em 1978, pouco antes do seu falecimento.
Estou passando a tutela do livro para melhores mãos, isto é, para o Museu da Associação Paulista de Medicina, cujo departamento cultural tem V.Sa. como diretor.
O livro é interessante, pois na época o autor divide o corpo humano em duas partes: uma principal e outra menos principal.
Caso V.Sa. achar interessante, gostaria que a obra fosse publicada na coluna do livro, do Suplemento Cultural da Associação Paulista de Medicina.
Agradecendo a atenção que V.Sa. venha a dispensar à nossa solicitação, subscrevo-me.
Atenciosamente,
José Carlos Prates
Professor Titular de Anatomia da EPM/UNIFESP
Ao Ilustríssimo Senhor Professor
Doutor José Carlos Prates
Professor Titular de Anatomia da EPM/UNIFESP
Em nome da Associação Paulista de Medicina, muito obrigado queridíssimo Professor Prates pela preciosa doação, um ato de generosidade próprio dos grandes mestres e de múltipla importância à nossa Casa, que doravante cuidará deste tesouro.
Permita-nos apresentar a obra aos nossos distintos leitores. É dividida em três partes: Livro primeiro, em que se expõe o corpo humano e sui parti principali e altre meno principali. Livro segundo, que trata dos fluidos, como o sangue, a saliva, a urina e, curiosamente, a anima e o agenti sensibili. A última parte, Dei muscoli, apresenta os músculos do corpo humano. Contém índice remissivo delle cose più notabili, vinte ilustrações de folha inteira, 256 páginas, mais 29 inumeradas, com capa em pleno pergaminho. Publicada em 1750, edição veneziana de Andrea Poletti.
Mais uma vez, em nome da Associação Paulista de Medicina, muito obrigado queridíssimo Professor José Carlos Prates pela preciosa doação. Temos a certeza de que tal raridade, vinda à luz há 264 anos, que pertenceu a três adamastores do ensino médico brasileiro, Professores Eugenio Mauro, Renato Locchi e José Carlos Prates, continuará a estimular a curiosidade intelectual de muitas outras gerações de glória que hão de vir.
Fraterna e respeitosamente,
Guido Arturo Palomba
Diretor Cultural da APM
*Observação: todos os livros comentados aqui pertencem à Biblioteca da APM. Aos que desejarem doar livros para esta coluna, fazer contato com Isabel, Biblioteca.