Coluna do livro
Lezioni di Medicina Operatoria
Apresentaremos nesta coluna algo a dar água na boca dos cirurgiões. Trata-se da obra Lezioni di Medicina Operatoria, em quatro tomos, do mestre Giorgio Regnoli, editado em Firenze, por Vincenzo Batelli, de 1846 a 1850.
Nos quatro volumes, encontram-se lições preciosas de cirurgia. No primeiro, com 577 páginas, escrito em 1846, começa pela patologia chirurgica, cuja matéria o autor diz que “deve servire di base all’insignamento”, como grande mestre que é. Trata também das feridas, da gangrena e dos tiros, bem como das infecções, dos tecidos cruentos e suas devidas suturas. No segundo, com 395 páginas, escrito em 1847, tece considerações gerais sobre a cirurgia e aborda os cistos, os tumores e as operações praticadas sobre as artérias.
No terceiro, com 477 páginas, escrito em 1849, dedica-se às veias, aos gânglios linfáticos e às fraturas em geral (perna, vertebra, coluna etc.).
No quarto, com 729 páginas, escrito em 1850, expõe as cirurgias do crânio, do palato, do nariz, do tórax, do abdome, dos órgãos sexuais etc.
O conjunto, com 2.178 páginas (não há ilustrações), está em excelente estado de conservação. Capa em pleno pergaminho, também em excelente condição. Registre-se que a obra foi doada à APM, em 17 de agosto de 1978, pelo médico Jarbas Barbosa de Barros.
Guido Arturo Palomba
Diretor Cultural da APM