COLUNA DO LIVRO – LES ANESTHÉSIQUES
Les anesthésiques
Trata essa rara obra dos anestésicos, fisiologia e aplicações cirúrgicas. O autor, Albert Dastre, foi professor de fisiologia da Sorbonne. Nasceu em 7 de novembro de 1844, em Paris, e aí faleceu em 22 de outubro de 1917. Foi um dos grandes estudiosos da química e são conhecidos os seus trabalhos sobre a glicosúria e a diabete.
A obra em comento, publicada pela Masson Editeur, em 1890, é uma preciosidade dividida em quatro livros.
Traz uma introdução histórica muito curiosa, mostrando os métodos usados para anestesiar na antiguidade.
O primeiro livro trata dos anestésicos ditos vulgares: o éter e o clorofórmio, explorando o seu uso exaustivamente, a sua aplicação, a ação sobre a mobilidade, a graduação necessária, os fenômenos anestésicos, os perigos, a ação sobre o organismo, a respiração, os batimentos cardíacos e a musculatura.
Do segundo livro, constam os anestésicos ditos diversos, como o protóxido de azoto, o cloral, o brometo de etila, a cocaína etc.
O terceiro livro explana os anestésicos mistos e combinados, por exemplo, a associação de clorofórmico com morfina, clorofórmico com álcool, protóxido de azoto com éter etc.
O quarto e último livro diz respeito aos anestésicos locais, em que discorre sobre a aplicação do ácido carbônico, do gelo, da cocaína etc.
A rara obra, com 306 páginas, mais 11 inumeradas, foi encadernada no final dos anos 1970; o miolo está em excelente estado de conservação. Foi adquirida por Dr. Margarido, em 16 de setembro de 1892; depois, foi ter na biblioteca de Pedro Ayres Netto, que a doou à APM, em 7 de agosto de 1980.
Guido Arturo Palomba
Diretor Cultural da APM
* Observação: todos os livros comentados aqui pertencem à Biblioteca da APM. Aos que desejarem doar livros para esta coluna, fazer contato com Isabel, Biblioteca