PortugueseEnglishSpanish
Notícias

Dia Sete: Noticiário da Academia de Medicina de São Paulo

07.04.2012 | Gerais

Sábado de Aleluia, Boa Páscoa!!! Lembrança da oração de Jesus “perdoai as nossas ofensas, como nos perdoamos os nossos ofensores” Com a complementação dos 130 membros titulares da Academia de Medicina de São Paulo se deixa para trás as divergências e as diferenças e “que todos os acadêmicos, indistintamente, empunhem os remos e ajudem a levar por um mar sereno a Academia para alcançar novas terras, ainda desconhecidas, para se produzirem novas conquistas.” É a partida para as conquistas de uma da NOVA ACADEMIA.
Duas alegrias de uma vez só. Este noticiário atinge seu primeiro ano e já está cumprindo um duplo papel; está atingindo as confreiras e os confrades das outras Academias. Basta a Secretaria ou a Presidência das Academias, que recebem o noticiário paulista, repassá-lo ou encaminhar o email dos seus membros para um envio direto.
A outra alegria é dividir com todos a satisfação e a felicidade de sentir o que a Solenidade do dia sete de março festejando os 117 anos da fundação da Academia de Medicina de São Paulo a posse de 27 novos membros representou para a Medicina Paulista e Brasileira.
Em um local nobre de São Paulo, em uma das salas mais bonitas do Brasil, a Sala São Paulo, a Academia de Medicina de São Paulo reuniu algo mais de 1.200 convivas para festejar seu aniversário e dar as boas vindas às novas e aos novos membros recém-eleitos os, quais cumprindo o ritual estabelecido depois de lido o compromisso de posse e declarados empossados pelo Presidente da Academia de Medicina de São Paulo, receberam um a um seu certificado de membro titular da Academia de Medicina de São Paulo e a saudação de autoridades.
Foram as mais expressivas como o Secretario Estadual da Saúde Giovanni Guido Cerri, falando em nome do Governador do Estado Geraldo Alckmim, membro honorário da Academia de Medicina de São Paulo, o Presidente da Associação Médica Mundial José Luiz Gomes do Amaral, o Presidente da Federação Nacional dos Médicos e do Sindicato dos Médicos de São Paulo Cid Célio Jayme Carvalhaes, os três membros titulares da Academia de Medicina de São Paulo, o Presidente da Academia Nacional de Medicina Marcos Fernando de Oliveira Moraes, o Presidente da Associação Médica Brasileira Florentino de Araújo Cardoso Filho, o Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo Renato Azevedo Junior e o Presidente da Associação Paulista de Medicina Florisval Meinão.
Para encerrar a solenidade se expressou em um curto e aplaudido pronunciamento o Presidente da Academia de Medicina de São Paulo Acadêmico Affonso Renato Meira. Terminada sessão formal, em uma récita muito agradável e muito aplaudida, inclusive com a platéia de pé ao final, se apresentou o Coral da Universidade Federal de São Paulo cantando e dançando a opereta de Noel Rosa e A. Gluckmann “A noiva do condutor” sob a direção musical e regência do Maestro Eduardo Fernandes e direção cênica de Reynaldo Puebla.
A noite acabou em um coquetel bem servido e bem regado com uma amistosa convivência entre todos. Foi um momento de descontração, foi um momento de abraços, de alegria, de cumprimentos que a Diretoria sob a Presidência do Acadêmico Affonso Renato Meira recebia com a satisfação de sentir o dever cumprido. Receber esses novos membros de uma maneira, correta, e suntuosa como havia prometido.
A Academia de Medicina de São Paulo abriu os braços para o Brasil e se sentiu feliz ao receber o abraço daqueles que compareceram. Estes braços estarão sempre abertos para compartilhar novos projetos e novos eventos.
Uma edição extraordinária do Asclépio, boletim cultural da Academia de Medicina de São Paulo, dedicado a Solenidade do dia 7 de março de 2012 foi publicado para marcar e registrar aspectos e comentários sobre o evento.
Terminada a festividade a continuidade das atividades. No dia 8 de março dia internacional da mulher que como disse o Presidente em seu discurso no dia anterior saudando a todas as mulheres ”que deveria ser de 366 neste ano bissexto” a Academia de Medicina de São Paulo foi representada em evento homenageando as mulheres realizado na Associação Paulista de Medicina pela Acadêmica Conceição Aparecida de Mattos Segre.
A Academia de Medicina de São Paulo através de seus acadêmicos é reconhecida cada vez mais pela comunidade não só brasileira como internacional. No número de jan/fev 2012 foi o Acadêmico Geraldo Antonio de Medeiros Neto, o homenageado, sendo convidado a contar sua história de vida no Jornal da ffm publicação da Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A Acadêmica Linamara Rizzo Battistella foi homenageada ao ser eleita para receber o prêmio internacional “Cidadão Responsável” do International Council For Caring Communities, entregue na sede das Nações Unidas em Nova York. Parabéns a Confreira e ao Confrade.
As entidades mais representativas da Medicina paulista: o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, a Associação Paulista de Medicina, o Sindicato dos Médicos de São Paulo e a Academia de Medicina de São Paulo, através de seus Presidentes, solicitaram uma audiência aos Ministros da Saúde, Alexandre Padilha e ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante para apresentarem suas posições sobre o reconhecimento de diplomas de formados em Escolas estrangeiras e sobre a implantação de novas Escolas de Medicina.
As Tertúlias retornam este mês sob a coordenação do Vice Presidente da Academia de Medicina de São Paulo, o Acadêmico José Roberto de Souza Baratella, com a apresentação que se dará no próximo dia 11. O almoço é bom, sempre servidas saladas, carnes de frango, vaca ou peixe, arroz, feijão, massas, verduras e sobremesa de doces e frutas. O acadêmico escolhe o que e quanto comer. Água, refrigerante e vinho fazem parte, O preço fixo é de R$ 60,00 (sessenta reais).
A palestra será do Professor Aldo Stacchini que versará sobre “A arte na visão de um anatomista” a que se seguirá a discussão do tema por todos os presentes que assim desejarem.
Nova Academia, nova confreira, novo confrade, antigo acadêmico venha prestigiar a tertúlia, uma vez em quase todos os meses, na segunda quarta feira. É um momento de confraternização e de troca de ideias, razão da Academia. O local é o Espaço Maracá no 11° andar do prédio da Associação Paulista de Medicina, Avenida Brigadeiro Luís Antonio 278, estacionamento livre, entrada pela Rua Francisca Miquelina 67. (É muito conveniente fazer reserva).
Dia 20 de março a Academia de Medicina de São Paulo fez presença através mensagem do seu Presidente Acadêmico Affonso Renato Meira na assinatura de convênio entre a Secretaria da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania e a Fundação PROCON-SP.
A reunião da Diretoria do dia 21 de março ficou marcada como a do início de uma nova etapa da Academia de Medicina de São Paulo. É uma Academia com a plenitude de suas cadeiras preenchidas. E para marcar essa NOVA ACADEMIA, literalmente considerada, algumas decisões foram tomadas.
A publicação de um livro no qual constarão as 130 biografias dos membros titulares e de seus patronos, considerados no dia 7 de março de 2012, dia em que tomaram posse 27 Acadêmicos preenchendo todas as cadeiras. Outra decisão foi a de em uma galeria na sala da Academia se colocar retratos dos membros que entre esses 130, exerceram a presidência da Academia de Medicina de São Paulo.
Para isso é importante à colaboração de todos. Para o livro a ser publicado serão fundamentais as biografias. Envie a sua e a do seu patrono. Se isso já foi feito os agradecimentos. Envie sua opinião, sua crítica, seu comentário ou seu artigo para o “Asclépio, Boletim Cultural da Academia de Medicina de São Paulo.”
É a via de comunicação das confreiras e dos confrades
Em Tempo:
Quem acompanha lendo o Noticiário já deve estar reclamando. No noticiário do dia 7 de março foi registrada a opereta como de autoria de Chico Buarque de Holanda. Erro que se corrige agora, pois, os autores da “A noiva do condutor” são Noel Rosa e A.Gluckmam.

A Diretoria da Academia de Medicina de São Paulo se reúne todas as terceiras quartas-feiras do mês, às 12 horas, na sede da Academia. Sua presença em contato com a Diretoria será sempre bem-vinda.
Outro caminho para alcançar a Diretoria é o e-mail:
contato@academiamedicinasaopaulo.org.br
ou o telefone (11) 3105 4402 ou Fax (11) 3106 5220;
o endereço é:
Avenida Brigadeiro Luis Antonio 278, 6°andar, sala 3.
São Paulo-SP 01318-901.
Visite o site da Academia, ele se mantém atualizado:
www.academiamedicinasaopaulo.org. br