Dia Sete: Noticiário da Academia de Medicina de São Paulo
No mês de abril a Academia de Medicina de São Paulo retornou as suas atividades de rotina para dar andamento as propostas aprovadas.
No dia 4 de abril o jornal “O Estado de São Paulo” publicou comentário irônico do Presidente Affonso Renato Meira sobre matéria que enfocava a posição do Governo Federal em afrouxar as medidas de revalidação de diplomas de médicos para aumentar o número de profissionais no país o que melhoraria a condição de saúde da população brasileira. Sob o título “Médicos formados no exterior” publicou o jornal a seguinte declaração do Presidente Meira: “O governo vai afrouxar as regras para aprovar médicos formados no exterior. Se o número de médicos revolvesse a situação da saúde no Brasil, por que as autoridades federais moradoras em Brasília, cidade que tem a maior porcentagem de médicos por habitante, vem tratar-se em São Paulo.”
Atendendo convite feito à Academia de Medicina de São Paulo e na impossibilidade da ida do Presidente Affonso Renato Meira por motivo imperioso, o Acadêmico Ruy Yukimatsu Tanigawa representou a Academia de Medicina de São Paulo, no dia 10 de abril, em solenidade da posse do Acadêmico José O. Medina na cidade do Rio de Janeiro, na Academia Nacional de Medicina.
No dia 11 uma excelente palestra oferecida pelo Professor Aldo Stacchini sob o título “A arte na visão de um anatomista” seguida de comentários e cumprimentos ao orador, em concorrida Tertúlia, sob a coordenação do Vice Presidente José Roberto de Souza Baratella.
Nesse mesmo dia a Academia de Medicina de São Paulo em um manifesto, encabeçado pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo, e assinado, também, pela Associação Paulista de Medicina, pelo Sindicato dos Médicos de São Paulo e pelos Sindicatos dos Médicos de Santos, Campinas e Sorocaba, deu seu apoio público em defesa da “Revalida”. O manifesto foi publicado no “O Estado de São Paulo.” publicação diária de veiculação incontestável.
No dia 13 o Presidente compareceu a Associação Paulista de Medicina oferecendo a colaboração da Academia de Medina de São Paulo ao “Forum sobre o uso do álcool no transito.” No dia seguinte, na mesma Associação Paulista de Medicina, no auditório nobre, o Presidente Affonso Renato Meira fez parte da constituição da mesa e usou da palavra na manifestação pela manutenção da “Revalida” como norma para revalidação do diploma de médicos que se formar em medicina em Escolas no estrangeiro.
Dando prosseguimento as atividades referentes ao livro que marcará a missão cumprida por aqueles que se propuseram nos idos de 2000 a reformar os Estatutos da Academia de São Paulo e que atingiram seus objetivos com o preenchimento de todas as vagas, a Diretoria encaminhou um e-mail as confreiras e confrades solicitando que encaminhem suas biografias até o final do mês de maio para que se possa publicar o livro dentro do prazo desejado, ou seja, o final deste ano. Aos que já encaminharam os organizadores agradecem.
A Tertúlia de maio, sempre sob a coordenação do Vice Presidente José Roberto de Souza Baratella, ocorrerá no dia 9 e terá como palestrante Silvio Casoy que versará sob o tema “O vinho e a opera.” O horário 12 às 14 horas.
O almoço é bom, sempre servidas saladas, carnes de frango, vaca ou peixe, arroz, feijão, massas, verduras e sobremesa de doces e frutas. O acadêmico escolhe o que e quanto comer. Água, refrigerante e vinho fazem parte, O preço fixo é de R$ 60,00 (sessenta reais). Local Espaço Maracá 11°andar do prédio da Associação Paulista de Medicina na Avenida Brigadeiro Luiz Antonio 278. Estacionamento livre nos fundos do prédio: Rua Francisca Miquelina 61. Compareça e traga convidado se desejar. É conveniente fazer reserva.
O Projeto Ética já foi terminado, a acadêmica ou o acadêmico que deseja conhecer suas conclusões pode procurar sua publicação no site da Academia de Medicina de São Paulo. Mais uma etapa idealizada, projetada, realizada e totalmente concluída.
No dia 27 de abril em um agradável e amistoso almoço a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert homenageou os membros titulares da Academia de Medicina de São Paulo que tomaram posse no dia 7 de março. Fizeram uso da palavra em dois breves improvisos o Presidente da Sociedade que oferecia o almoço Claudio Luiz Lottenberg e o Presidente da Academia Affonso Renato Meira que agradeceu a homenagem.
A editora do “Asclépio” Acadêmica Conceição Aparecida de Mattos Segre merece os cumprimentos. A Revista do Hospital Albert Einstein, da qual ela é a Editora foi incluído no Medline o que significa o reconhecimento de sua qualidade científica. Parabéns.
O Acadêmico Paulo Manuel Pego Fernandes, cirurgião cardiotorácico, recebeu das mãos do Ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, o Prêmio Incentivo em Ciências e Tecnologia. Mais um acadêmico que realça as qualidades dos membros da Academia de Medicina de São Paulo, a ele os cumprimentos.
A Academia de Medicina de São Paulo atualizou suas informações para “The Europa World of Learning 2013” um guia internacional para instituições acadêmicas. Em sua 63°edição, The Europa World of Learning vem se estabelecendo como uma importante referencia para os trabalhos sobre aprendizado e ensino.
O “Asclépio” boletim da Academia de Medicina de São Paulo recebe colaboração das acadêmicas e dos acadêmicos divulgando notícias e artigos de todos. Conheça as normas de publicação e envie a sua.
No dia 4 de maio, das 18 às 21 horas, na Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina o Professor Doutor Jorge Michalany, membro Titular emérito da Academia de Medicina de São Paulo, lançou seu livro “Olho Clínico X Erro Médico: Preliminares sobre o Novato Estudante de Medicina.” Mais uma contribuição valiosa desse brilhante membro da Academia de Medicina de São Paulo.
Como em todas as ocasiões em que se entregaram no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, as carteiras profissionais aos médicos recém-formados a Academia de Medicina de São Paulo se fez presente em abril e assim será, também, em maio, com os acadêmicos Adamo Lui Neto e Clovis Francisco Constantino.
A Diretoria da Academia de Medicina de São Paulo se reúne todas as terceiras quartas-feiras do mês, às 12 horas, na sede da Academia. Sua presença em contato com a Diretoria será sempre bem-vinda.
Outro caminho para alcançar a Diretoria é o e-mail:
contato@academiamedicinasaopaulo.org.br
ou o telefone (11) 3105 4402 ou Fax (11) 3106 5220;
o endereço é: Avenida Brigadeiro Luis Antonio 278, 6°andar, sala 3. São Paulo-SP 01318-901.
Visite o site da Academia, ele se mantém atualizado:
www.academiamedicinasaopaulo.org.br