Adnan Neser
Adnan Neser nasceu em 6 de abril de 1941, na cidade de São Paulo. É filho de Abdul Rechmen Nasser e de Metéria Felipe Nasser.
Graduou-se pela Escola Paulista de Medicina (EPM), hoje, Universidade Federal de São Paulo, em 1967.
Teve participação efetiva em atividades acadêmicas, exercendo cargos de procurador-geral e presidente do Centro Acadêmico Pereira Barreto da EPM. Após ingresso na residência médica do Hospital São Paulo da EPM, com o apoio e empenho do diretor, professor dr. Horácio Kneese de Melo, criou-se a Comissão de Ensino e Residência Médica, composta por professores e presidida pelo professor dr. Azarias de Andrade Carvalho, tendo Adnan Neser assumido a função de secretário, como representante e chefe do corpo de residentes da época.
Foi eleito presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), sendo seu segundo presidente em plena repressão. A ANMR foi o núcleo de criação da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação, anos após, com a publicação do decreto no 80.281, em 1977, e da lei no 6.932, em 1981.
Adnan Neser realizou de 1968 a 1970, residência médica em cirurgia geral por dois anos, e cirurgia vascular como o primeiro residente da especialidade antes da criação da residência pela lei no 6.932. A Comissão Nacional validou os cursos anteriores e o Conselho Regional de Medicina o registrou como especialista, tendo também o título pela AMB.
Fez curso de administração hospitalar para graduados na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo no período de 1973 a 1974, tendo cursado no período noturno o primeiro curso de medicina do trabalho, em 1973, na mesma faculdade.
Fez também curso de saúde pública na Escola de Enfermagem do Hospital das Clínicas de São Paulo, na década de 80.
Adnan Neser foi o criador do Serviço de Angiorradiologia, Cirurgia Vascular e Cirurgia Endovascular da Casa de Saúde Santa Marcelina de Itaquera, onde iniciou, na década de 70, como cirurgião geral e, posteriormente, deu ênfase na especialidade. No período de 1986 a 1995 chefiou o Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Santa Marcelina, mantendo e desenvolvendo a cirurgia vascular.
Em 1970 ingressou, por concurso, como clínico, no quadro de contratados pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura da Cidade de São Paulo, no Hospital Municipal do Tatuapé, posteriormente, efetivado mediante novo concurso como cirurgião, em 1972. No período de 1970 a 1974 chefiou equipe de plantão. Em 1975, assumiu a chefia do Serviço de Clínica Cirúrgica do Hospital do Tatuapé, desenvolvendo a residência de cirurgia geral e formando grande numero de profissionais.
No período de 1981 a 1985 ocupou a direção clínica da Casa de Saúde Santa Marcelina, contribuindo para a organização do sistema de ensino com a criação de estágios estabelecidos até a implantação do sistema de residência médica de acordo com o dispositivo legal. Validou a residência médica desde 1989 e a credenciou, definitivamente, em 1995.
Na década de 90 contribuiu para a consolidação da Comissão Estadual de Residência Médica, juntamente com o Grupo de Apoio e Supervisão de Residência da Secretaria do Estado da Saúde, permanecendo ativo nas várias gestões que se sucederam, até ser eleito para a presidência da comissão, em 2009, mantendo-se até os dias atuais e coordenando a Comissão de Residência Médica (Coreme) da Casa de
Saúde Santa Marcelina.
Adnan Neser tem militado intensamente na Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional São Paulo, e também na nacional, ocupando cargos de diretoria, tendo sido eleito presidente da Regional São Paulo, em outubro de 2011, para o biênio 2012-2013.
De 1997 a 2012 participou do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP) da Casa de Saúde Santa Marcelina, tendo exercido a coordenação até recentemente, e contribuindo para o desenvolvimento de grande número de projetos de pesquisa clínica.
Voltou a ocupar a direção clínica da Casa de Saúde Santa Marcelina no período de 2009 a 2010, incentivando a criação do curso de medicina pelo hospital.
Adnan Neser é casado com Geny Boni Neser, e tem dois filhos: Adnan Neser Júnior e Adel Neser. Ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 7 de março de 1985. Galgou a condição de membro emérito desse sodalício e é o primeiro ocupante da cadeira nº 89, cujo patrono é Adolpho Schmidt Sarmento.
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Luiz Pereira Barreto foi o primeiro presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, hoje, Academia de Medicina de São Paulo, exercendo um mandato anual entre 1895-1896, e é o patrono da cadeira nº 1 desse sodalício.
AMB: Associação Médica Brasileira.
Adolpho Schmidt Sarmento presidiu a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, hoje, Academia de Medicina de São Paulo, durante um mandato anual entre 1929-1930.