Alfredo Halpern
Alfredo Halpern nasceu na cidade de São Paulo, em 29 de agosto de 1941. Graduou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1966, na 49a turma dessa prestigiada escola médica.
Fez dois anos de residência em clínica médica (1967 e 1968) na 1ª Clínica Médica – no serviço do professor Antonio Barros de Ulhôa Cintra e, em 1969, iniciou seu aprendizado específico de endocrinologia e metabologia, no grupo chefiado pelo professor Bernardo Leo Wajchenberg.
Ao mesmo tempo tornou-se assistente do pronto-socorro do Hospital das Clínicas, tendo permanecido neste posto até 1973, quando foi contratado pelo Departamento de Clínica Médica, onde permanece até hoje.
Defendeu doutorado em 1973 com uma tese sobre os Efeitos da Fenformina e do Álcool em Indivíduos Obesos Diabéticos e Não Diabéticos.
Tornou-se professor livre-docente em clínica médica no Departamento de Clínica Médica da Universidade de São Paulo em 1986, com tese sobre Imunoglobulinas Tireoativas no Bócio Endêmico.
Criou o grupo geral de endocrinologia em 1977 e o grupo de obesidade (agora chamado de grupo de obesidade e síndrome metabólica) em 1987. É chefe desse grupo até os dias de hoje.
Criou também a disciplina “obesidade” de pós-graduação da Universidade de São Paulo.
É orientador de pós-graduação da endocrinologia e metabologia, tendo tido oportunidade de formar doutores e mestres há mais de 15 anos.
Publicou vários livros médicos; mais de 200 artigos médicos (nacionais e internacionais) e tem capítulos escritos em mais de 30 livros médicos.
Suas atividades básicas são o ensino, o atendimento aos pacientes e pesquisas clínicas. Tem papel destacado como comunicador de assuntos médicos para o público leigo, tendo tido centenas de aparições em jornais, revistas, televisão e internet.
É autor dos seguintes livros para leigos: Entenda a Obesidade e Emagreça; Obesidade, Pontos para o Gordo; Desta Vez eu Emagreço; Magro para Sempre, Abaixo o Regime; A Dieta dos Pontos; Pontos para a Garotada; A Nova Dieta dos Pontos; e o Estômago Possuído.