Antonio Carlos Lima Pompeo
Antonio Carlos Lima Pompeo nasceu na cidade de São Paulo, tendo como progenitores: pai, médico veterinário, e mãe, funcionária pública. Fez o ensino primário (1º grau) no Grupo Escolar Padre Armani, em Mogi-Guaçu (SP); o ginasial e o científico (2º grau), no Colégio Estadual Monsenhor Nora, em Mogi-Mirim (SP).
Graduou-se em medicina na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Botucatu (Unesp), em 1968, sendo aprovado por média em todas as disciplinas do currículo. Nesse período foi monitor das disciplinas de anatomia e patologia. Como membro do Centro Acadêmico Pirajá da Silva, foi diretor do Departamento Científico e editou o primeiro número da Revista “Ciência”. Foi acadêmico-bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), tendo publicado trabalhos premiados, tais como: “Consequências Anatômicas da Ligadura do Ducto Torácico em Cães”, “Variações Anatômicas do Ducto Torácico em Cães” e “Observações Eletrocardiográficas Decorrentes da Ligadura do Ducto Torácico em Cães” – todos realizados no Departamento de Morfologia da Unesp. Foi também atleta dedicado, sendo titular das equipes de futebol, futebol de salão e bola ao cesto. Ademais, durante o curso médico exerceu as funções de professor de inglês do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (1964-1967). Em concurso para acadêmicos de cirurgia (plantonista) realizado pela Prefeitura do Município de São Paulo, em 1969, foi aprovado em 1º lugar. No cinquentenário de fundação da instituição onde se formou (2018) foi escolhido como orador oficial, representando os ex-alunos.
Antonio Pompeo fez residência em cirurgia geral (1969-1970) e em urologia (1971-1973), no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC – FMUSP).
Posteriormente, realizou fellow no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA, 1975) e, em urologia, na França, no Centre Medico Chirurgical de la Porte de Choisy, da Universidade de Paris (1977).
Ademais, estagiou em outras 10 renomadas instituições da Europa e dos EUA, destacandose dentre elas: Hôpital Saint Joseph (Paris – França, 1977); The Hospital for Sick Children (Londres – Inglaterra, 1978); Freie Universitat Berlin Urologische Klinik und Poliklinik (Berlim – Alemanha, 1981); Roswell Park Memorial Minnesotta (Minnesotta – EUA, 1983); e The Cleveland Clinic (Ohio – EUA, 1985).
Antonio Carlos Lima Pompeo dedicou-se à carreira universitária na FMUSP, onde obteve seu mestrado (1979), doutorado (1986), livre-docência (1993), bem como aprovação, mediante concurso, para professor titular (2005). Aí atuou como professor de graduação e de pós-graduação por 35 anos (1974-2009), sendo orientador de 11 mestrandos e 9 doutorandos, além de ter sido convidado a participar de inúmeras bancas examinadoras de mestrado, doutorado, livre-docência, assim como de professor titular em diferentes universidades do país.
Sempre interessado por ensinar foi também professor associado da disciplina de urologia da Organização Santamarense de Educação e Cultura (Osec, 1979-1983), assim como professor de graduação, pós-graduação, regente e, finalmente, aprovado em concurso, para professor titular de urologia da Faculdade de Medicina do ABC (2010).
Antonio Carlos Lima Pompeo publicou 17 livros, sendo 14 sobre temas urológicos; um sobre ética médica; um sobre aspectos da política associativa da Sociedade Brasileira de Urologia, e outro de memórias – “Meus Tempos no Guaçú”, que fê-lo membro titular da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames). Ademais, ao conjunto de sua obra consignam-se 209 trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior, 99 dos quais, catalogados no PubMed.
Não se pode relegar a um segundo plano sua atuação como editor das “Recomendações sobre o Câncer de Próstata” e “Câncer de Bexiga”, bem como das revistas científicas “Ciência” e “Uro-ABC”. Ademais, foi coeditor de dois renomados periódicos internacionais: “International Journal of Urology” e “Urology”.
Além de membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Antonio Carlos Pompeo foi aceito como membro das mais importantes entidades da especialidade no mundo: Confederación Americana de Urología (CAU), American Urological Association (AUA), Societé Internationale D’Urologie (SIU) e European Association of Urology (EAU), bem como, mercê de serviços prestados, foi galardoado com o título sócio honorário de sete sociedades latino-americanas de urologia: Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru e República Dominicana.
Como orador Pompeo realizou, a convite, mais de 600 palestras e conferências no Brasil e no exterior! Contudo, tampouco se pode deixar se explicitar sua dedicação à vida associativa.
Dentre os principais cargos e funções que desempenhou salientam-se: Na Associação Paulista de Medicina (APM) foi coordenador de promoções (1979-1981); 1º secretário (1985); e presidente (1986-1987) do Departamento de Urologia.
Na Confederación Americana de Urología (CAU) foi o coordenador do Departamento de Bolsas de Estudo (educação continuada) para urologistas latino-americanos.
Na Société Internationale D’Urologie (SIU) foi membro da diretoria e presidente do Comitê de Publicações, tendo editado as “Recomendações Internacionais sobre Câncer do Pênis” (2009).
Na Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) possui uma extensa folha de serviços prestados: diretor do Departamento de Oncologia (três gestões); diretor do Comitê de Ética Médica e Defesa Profissional (2006-2007); diretor da Comissão de Relações Internacionais (2008-2009); coordenador do Departamento de Integração Associativa (2018), assim como membro da Comissão Científica de vários congressos nacionais da especialidade. Ademais, é atualmente o vice-presidente (2018-2019) e o presidente eleito para o biênio 2020-2021, dessa pujante entidade, que caminha para o seu centenário de fundação, congregando 5 mil membros!
Pompeo tem vida profissional exemplar, tendo sido reconhecida por honrarias recebidas de diferentes segmentos da sociedade: medalha do mérito “Paul Harris”, do Rotary International; medalha “O Pacificador”, do Exército; medalhas de “Comendador” e “Santos Dumont”, da Aeronáutica; medalhas “Amigo da Marinha” e “Cavaleiro da Ordem Militar”, das Forças Armadas do Brasil; medalha “Henrique Rupp”, da Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional do Rio de Janeiro, atribuída a “Uma Vida Dedicada à Prática e ao Ensino da Urologia”. Ademais, tornou-se membro da Academia de Medicina de Sergipe (2003), além de ter sido distinguido como o título de cidadão honorário das cidades do Rio de Janeiro, Mogi-Mirim e Mogi-Guaçu.
Antonio Carlos Lima Pompeo é casado com Ana Maria Saad Feres Lima Pompeo, médica geriatra desde 1978. Tem dois filhos – Alexandre Saad Feres Lima Pompeo, médico urologista, e Ana Luiza Saad Feres Lima Pompeo, advogada, especialista em direito de família.
NOTAS:
Biografia e a foto foi obtida por ocasião de sua posse, que ocorreu em 24 de setembro de 2019, no anfiteatro nobre da Associação Paulista de Medicina.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Data de nascimento não informada pelo autor.