PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Antonio Rodrigues Braga Neto

Antonio Rodrigues Braga Neto nasceu em Resende (RJ), em 12 de março de 1979, e é filho de Maria Madalena Braga e Erasmo Ferreira Nunes. No regaço materno, aprendeu as primeiras letras, tendo recebido os sacramentos na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Resende, berço de sua fé católica, que o acompanha ao longo da vida.

Ainda imberbe foi aprovado, por concurso, para a Escola Preparatória de Cadetes de Aeronáutica (em Barbacena), onde terminou o Ensino Médio (1996) e foi transferido para a Academia da Força Aérea (em Pirassununga), onde iniciou o Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Nesses espaços aprendeu sobre valores intangíveis, como Dever-Honra-Pátria-Coragem-Lealdade-Disciplina, que forjaram seu caráter. Todavia, não tardou descobrir que sua vocação não estava na caserna, desligando-se da vida militar e sendo aprovado, em primeiro lugar, na Faculdade de Medicina de Valença (1999). Logo iniciou seu apostolado obstétrico, ainda nos bancos universitários, com seus mestres, professores Jorge de Rezende e Paulo Belfort, na 33a Enfermaria (Maternidade) da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – verdadeiro santuário da especialidade no Brasil. Nesse hospital especializou-se em ginecologia e obstetrícia (2005-2006), tendo sido certificado pela Febrasgo/AMB. Foi ali também e após o passamento de seus primeiros mestres, que Antonio Rodrigues Braga Neto se aninha aos professores Carlos Antonio Barbosa Montenegro e Jorge de Rezende Filho, podendo amadurecer profissionalmente. Nesse momento, Antonio Braga sucedia o professor Belfort (2012), na direção do Centro de Doença Trofoblástica Gestacional (DTG) do Rio de Janeiro, o mais antigo do mundo (fundado em 1960) e com a segunda maior casuística dessa moléstia invulgar da gestação.

Vocacionado ao magistério superior, preparou-se de modo apropriado para essa investidura. Defendeu seu mestrado em 2007, com a dissertação: “Influência da Quimioterapia para Neoplasia Trofoblástica Gestacional sobre a Gravidez: Resultados Obstétricos e Perinatais”; seu doutorado em 2009, com a tese: “Influência do Índice Apoptótico e da Imuno-Expressão da Survivina no Prognóstico de Pacientes com Mola Hidatiforme Completa”; e dois pós-doutorados, em 2012 e 2015, na Universidade Estadual Paulista. Realizou ainda outros dois pós-doutorados no exterior: o primeiro na Harvard Medical School, em 2010, sob supervisão dos professores Ross Berkowitz e Donald Goldstein, e o segundo no Imperial College of London, em 2012, sob supervisão do professor Michael Seckl.

Antonio Rodrigues Braga Neto obteve sua livre-docência em obstetrícia pela Universidade Estadual Paulista, em 2016, com tese “Controvérsias no Diagnóstico da Neoplasia Trofoblástica Gestacional”, e sua livre-docência pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, em 2022, com a tese “Letalidade da Neoplasia Trofoblástica Gestacional no Estado do Rio de Janeiro”.

É professor de obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); da Universidade Federal Fluminense (UFF), sendo ainda professor titular da Universidade de Vassouras.

Coordena a Linha de Cuidado da Mulher com Doença Trofoblástica Gestacional na Maternidade Escola da UFRJ e no Hospital Universitário Antonio Pedro da UFF. Nessas instituições, dedica-se ao ensino médico na graduação, residência em ginecologia e obstetrícia, sendo professor credenciado em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) na UFRJ e na UFF, além de supervisionar projetos de pós-doutorado. Com mais de 20 orientações concluídas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, tem ainda dezenas de orientações de alunos de graduação de medicina e residentes/pós-graduandos da especialidade.

Exerceu diversos cargos públicos em comissões de assessoramento, dentre os quais foi membro da Comissão de Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-Graduação vinculados à Medicina I da Capes (2022) e consultor do Revalida /Inep-MEC (2012-2017, 2022-2023). Foi também diretor do Departamento de Ações Programáticas do Estratégicas do Ministério da Saúde do Brasil (2020-2022), membro da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – Conitec (2020-2022) e coordenador da Área Técnica da Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (2023-).

Antonio Rodrigues Braga Neto é reconhecido internacionalmente pelo tratamento de mulheres com DTG (mola hidatiforme e neoplasia trofoblástica gestacional), sendo líder do Brazilian Research Lab in Gestational Trophoblastic Disease do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil / CNPq, desde 2012.

É bolsista de produtividade do CNPq (2021-2024) e cientista da Faperj (2022-2024). Já publicou mais de 10 livros, mais de 100 capítulos de livros, mais de 100 artigos científicos e fez mais de 1.000 conferências/apresentações de trabalhos em congressos médicos, no Brasil e no exterior. Foi galardoado com mais de uma centena de prêmios, dentre os quais salienta-se o Prêmio Academia Nacional de Medicina 2022; Prêmio Presidente da Academia Nacional de Medicina José Martins da Cruz Jobim 2019; Prêmio Presidente da Academia Nacional de Medicina Joaquim Candido Soares de Meirelles 2016; Prêmio Luiz Carlos Sá Fortes Pinheiro 2014 da Academia Nacional de Medicina; Prêmio Miguel Couto 2009 da Academia Nacional de Medicina; Prêmio Madame Durocher 2008 da Academia Nacional de Medicina, International Society for the Study of Trophoblastic Disease Kenneth Bagshawe Award 2019 e International Society for the Study of Trophoblastic Disease Clinical Investigator Award 2017. Foi também premiado em 2024 como World Expert in Hydatidiform Mole – Top 3 in the World, pela Plataforma ExpertScape.

Tem intensa atividade associativista, sendo presidente da Comissão Nacional Especializada em Doença Trofoblástica Gestacional da Febrasgo (quadriênio 2016-2019, reeleito 2020-2023); diretor da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (presidente da Comissão Especializada em DTG entre 2013-2016, reeleito para 2016-2019; presidente da Comissão de Ensino entre 2019-2022, vice-presidente entre 2022-2025); presidente da Associação Brasileira de DTG (2018-2020). Foi eleito conselheiro titular do Cremerj (2023-2028) e tem atuado como membro titular da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do Cremerj (gestões 2014-2018, 2018-2023, 2023-2028). Ademais, é membro do corpo editorial e revisor dos mais importantes periódicos nacionais e internacionais, sendo editor associado do “Tratado Rezende Obstetrícia”, um dos principais livros da especialidade no Brasil.

Foi também presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina (triênio 2014-2016).

Antonio Rodrigues Braga Neto é membro titular da Academia Nacional de Ginecologia e Obstetrícia, da Academia Brasileira de Médicos Escritores, da Academia Brasileira de Medicina Militar e da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.

É membro honorário da Academia de Medicina de São Paulo e da Academia de Medicina do Maranhão. Foi condecorado Comendador da Ordem do Mérito Médico pela Presidência da República (2022). 

Nótulas:

A biografia foi fornecida pelo autor e a foto foi obtida por ocasião de sua posse.

A. Pequenos ajustes no texto ao perfil desta secção, assim como as explicitações de rodapé foram feitas pelo acadêmico Helio Begliomini, emérito da cadeira no 21 da Academia de Medicina de São Paulo, sob a patronímica de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

B. A solenidade de posse ocorreu em sessão de gala no Auditório Professor Doutor Adib Domingos Jatene da Associação Paulista de Medicina.

Jorge Fonte de Rezende (1911-2006) foi membro correspondente nacional da Academia de Medicina de São Paulo.

Febrasgo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. [1] AMB: Associação Médica Brasileira.

Capes: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Revalida: Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira.

Inep-MEC: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação.

CNPq: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Faperj: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Cremerj: Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.