Antonio Rubino de Azevedo
Antonio Rubino de Azevedo nasceu em São Paulo, capital, no dia 3 de junho de 1930. É filho de Nelson Rubino de Azevedo e de Norma Copelli Rubino de Azevedo.
Fez seu curso primário no Colégio do Carmo; o ginasial e o colegial no Colégio Paulistano.
É irmão de Edison (falecido) e da médica Leda Rubino de Azevedo Focchi. Tem dois filhos: Mário e Fernando; três netos e uma neta.
Graduou-se pela Escola Paulista de Medicina (EPM), hoje, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 1954.
Nos tempos da meninice morava na Vila Clementino e jogava gude com Affonso Renato Meira, atual presidente da Academia de Medicina de São Paulo, pois eram vizinhos, morando na mesma rua. Das ruas da Vila Clementino os dois se dirigiram para a Escola Paulista de Medicina onde se formaram em anos sucessivos.
Como médico, Rubino – como é conhecido – dedicou-se à obstetrícia, tendo seguido carreira docente e obtendo o título de doutor e, posteriormente, a livredocência.
De personalidade expansiva era querido pelos alunos que deram seu nome à biblioteca dos alunos da Escola Paulista de Medicina. Foi docente também na Universidade de Mogi das Cruzes.
Prestou serviços no Hospital Santa Rita e no Hospital Cruz Azul, assim como na Prefeitura Municipal de São Paulo, onde ingressou por concurso público.
Por razões de saúde, Rubino , há alguns anos, teve que abandonar suas atividades profissionais.
NOTAS:
Esta biografia é uma autoria do Acad.Affonso Renato Meira, Titular e Emérito da cadeira nº 05 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Alfonso Splendore.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.