Bruno Zilberstein
Bruno Zilberstein nasceu em Bucarest, Romênia, em 17 de agosto de 1948. É casado com Deborah Zilberstein e tem quatro filhas e sete netos.
Veio para o Brasil em 1960, naturalizando-se brasileiro em 1969, onde completou o ensino fundamental, colegial e depois entrou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1968, graduando-se em 1973. Portanto, fez no ano de 2023, 50 anos de formado.
Concluiu mestrado, doutorado e livre-docência na FMSUP, tendo exercido os cargos de diretor da UTI[1], 9o andar do Departamento de Gastroenterologia; vice-diretor do Serviço de Esôfago do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP e, a seguir, diretor do Serviço de Cirurgia do Estômago, Duodeno e Intestino Delgado do HC – FMUSP, como professor associado nível 3, até a sua aposentadoria em 2023, continuando, porém, sua atividade docente e de pesquisa como professor sênior.
Bruno Zilberstein foi membro fundador da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva; membro fundador da Sociedade Brasileira de Nutrição; membro fundador do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e membro fundador da Associação Brasileira de Câncer Gástrico.
Possui título de especialista em gastroenterologia, terapia intensiva, nutrologia, cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e coloproctologia. Tem também título de médico legista. Além disso, é qualificado em videocirurgia, cirurgia robótica, cirurgia oncológica do aparelho digestivo e cirurgia bariátrica.
É professor Honoris Causa da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor titular de cirurgia do aparelho digestivo e coloproctologia da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic de Campinas, onde também
desempenha as funções de coordenador do mestrado acadêmico e coordenador da residência em cirurgia geral do Hospital São Leopoldo Mandic.
Bruno Zilberstein foi diretor clínico do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e, atualmente, exerce a função de coordenador do Núcleo de Cirurgia Oncológica do Esôfago e Estômago desse hospital.
É membro emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; membro titular fundador e especialista do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva; membro titular estrangeiro da OESO – Organização Internacional de Estudo do Esôfago; fellow da International Association of Gastric Cancer; fellow do American College of Surgeons; fellow da International Society of Surgery; membro honorário da Academia Romana de Cirurgia; membro honorário do Colégio Chileno de Cirurgia; e membro honorário do Colégio Peruano de Cirurgia. Nestas entidades exerceu vários cargos administrativos.
Ademais, foi presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD); presidente da Associação Brasileira de Câncer Gástrico e presidente Mundial da International Society of Gastric Cancer.
Bruno Zilberstein publicou 467 artigos em revistas nacionais e internacionais, tendo um índice H de 25. Faz parte do corpo editorial de várias revistas nacionais e internacionais. Publicou 299 capítulos de livros nacionais e internacionais. Publicou 37 livros de Cirurgia e Terapia Intensiva, tendo sido agraciado com o Prêmio Jabuti[1] pelo melhor livro de cirurgia publicado em 2015.
Além disso, recebeu 88 prêmios como autor ou coautor de trabalhos apresentados em Congressos Médicos e Associações Médicas nacionais e internacionais.
Foi agraciado com o Título de Cidadão Paulistano e também de Cidadão Itanhanduense.
Na atividade assistencial é diretor presidente da GASTROMED – Instituto Zilberstein, entidade médica na área de gastroenterologia, cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e coloproctologia, com um Serviço de Residência Médica em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo, credenciado pelo CBCD, desde 1977, tendo formado mais de 120 especialistas em cirurgia do aparelho digestivo.
[1] Nótulas: A biografia e a foto foram fornecidas pelo autor.
A. Pequenas adaptações do texto ao perfil desta secção, bem como as notas de rodapé foram feitas pelo acadêmico Helio Begliomini, titular e emérito da cadeira no 21 da Academia de Medicina de São Paulo, cujo patrono é Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
B. A solenidade de posse ocorreu em sessão de gala no auditório nobre da Associação Paulista de Medicina.
UTI: Unidade de Terapia Intensiva ou Unidade de Tratamento Intensivo.
O Prêmio Jabuti foi criado em 1959 e é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro.