PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Cleide Enoir Petean Trindade

Cleide Enoir Petean Trindade nasceu em Colina (SP), em 14 de fevereiro de 1937. Em 1942, aos cinco anos de idade, transferiu-se para a capital, juntamente com sua família. Estudou no Colégio Estadual Presidente Roosevelt, escola pública de exigência máxima, no qual cursou o ginasial e completou o colegial em 1955. Graduouse, em 1961, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Completou sua formação profissional com a residência em pediatria, efetuada em 1962 e 1963 no Hospital das Clínicas da FMUSP. 

Em 1964, após participar de concurso no Departamento de Pediatria da FMUSP, foi classificada em primeiro lugar e assumiu as funções de médica assistente do prontosocorro de pediatria e médica assistente do berçário junto à maternidade do Hospital das Clínicas. 

Em 1966, recebeu convite juntamente com seu marido, José Carlos Souza Trindade, para iniciar a atividade clínica do curso de medicina da recém-fundada Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, a qual, a partir de 1977, viria ser a Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista – Unesp.

Foi considerada um dos pioneiros da Faculdade de Medicina e do Departamento de Pediatria, tendo recebido várias homenagens em datas festivas dessa instituição. 

Em julho de 1966 transferiu-se com sua família para Botucatu para atuar na Faculdade de Medicina em regime de tempo integral e dedicação exclusiva à docência e à pesquisa. Nessa instituição desenvolveu sua carreira universitária. Organizou o curso de Fisiopatologia em Pediatria para os alunos da primeira turma da faculdade e também o curso de Propedêutica para os alunos da segunda turma. Para ministrar esses cursos assumiu uma enfermaria de pediatria na Santa Casa local e iniciou uma enfermaria de pediatria no prédio que viria ser o atual Hospital das Clínicas. Também contribuiu na instalação do Departamento de Pediatria, em 1968, e na montagem do laboratório experimental de pesquisa pediátrica. 

Em 1967 planejou a construção do berçário, seguindo as normas definidas pela Academia Americana de Pediatria. A implantação efetiva do berçário ocorreu em 1973 com o início da disciplina de neonatologia, da qual foi a responsável até a aposentadoria compulsória em 2007. Implantou a residência em neonatologia e preparou os primeiros docentes. Foi chefe do berçário por 20 anos e formou uma equipe de docentes que se destacou na neonatologia do País. Como homenagem, o berçário recebeu seu nome por ocasião do jubileu de prata, em 2003. 

Desde o início da carreira profissional seu objetivo foi contribuir para a formação de alunos, residentes e docentes. Em 2008, após a aposentadoria, a Faculdade de Medicina, em sessão solene, concedeu-lhe o honroso título de Professor Emérito. 

Defendeu doutorado em 1973, na Faculdade de Medicina de Botucatu; livredocência em 1981, e após concurso, em 1983, recebeu o título de professor titular de pediatria. Foi a primeira mulher professora titular de pediatria de universidade pública do País. Elaborou teses experimentais complexas e inéditas para a época as quais versaram sobre Alterações do Metabolismo Cerebral em Ratos Recém-Nascidos Submetidos à Restrição do Crescimento Intrauterino por Desnutrição Materna. Essas pesquisas foram agraciadas duas vezes com o “Prêmio Austregésilo” da Academia Nacional de Medicina, com medalha de ouro, em 1974 e 1975. Realizou estágio no exterior por dois anos, de 1985 a 1987, na Divisão de Neonatologia do Rainbow Babies and Childrens Hospital junto à Case Western Reserve University de Cleveland, Ohio, sob a orientação dos professores Avroy Fanaroff e Robert Kliegman. 

Em sua carreira universitária participou do corpo editorial de revistas científicas nacionais e do corpo editorial de revistas americanas como o Neoreviews, revista eletrônica da American Academy of Pediatrics, e do corpo Editorial do Journal of Neonatal Biology da OMICS Publishing Group. Publicou o livro Desnutrição Intrauterina em 1982, como colaboradora. Publicou 93 artigos em revistas especializadas nacionais e internacionais; escreveu 54 capítulos de livros nacionais e internacionais; apresentou 132 trabalhos científicos em congressos no Brasil e no exterior; e teve 290 participações como palestrante em reuniões científicas e em congressos ocorridos em quase todos os estados brasileiros. 

Organizou e implantou, em 1994, o Programa de Pós-graduação em Pediatria na Faculdade de Medicina de Botucatu, do qual foi coordenadora e também vicecoordenadora, orientadora e responsável por disciplinas. Orientou sete dissertações de mestrado e oito teses de doutorado. Participou de inúmeras provas de qualificação; 67 bancas de dissertação de mestrado; 25 bancas de teses de doutorado; 21 bancas de livredocência e quatro bancas examinadoras de concurso de professor titular.

Apresentou intensa atividade universitária: foi chefe do Departamento de Pediatria, membro da congregação, membro de inúmeras comissões universitárias, entre essas, Comissão de Ética em Pesquisa; comissão para definir os requisitos para concurso de livre-docência e de professor titular da Faculdade de Medicina de Botucatu. Foi assessora da Pró-Reitoria de Extensão da Unesp na gestão 2001 a 2005. Recebeu inúmeras homenagens e prêmios de pesquisa em congressos e outras instituições.

Participou intensamente em sociedades de classe. Na Sociedade de Pediatria de São Paulo foi vice-presidente em três gestões sucessivas, membro e presidente do Departamento Científico de Neonatologia, presidente de Comissões Científicas de três Congressos Paulistas de Pediatria. Na Sociedade Brasileira de Pediatria foi membro e presidente do Departamento Científico de Neonatologia e presidente de honra da Comissão Científica do Congresso Brasileiro de Pediatria realizado em Goiânia, em 1995, e presidente da Comissão Científica do Congresso Brasileiro de Perinatologia realizado em Salvador, em 1998. Implantou e presidiu a Comissão de Credenciamento de Programas de Residência em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, tendo credenciado 120 Programas de Residência em vários estados brasileiros. Foi a presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Perinatologia e XV Reunião de Enfermagem Perinatal, realizados em São Paulo, em 2004. 

Sempre recebeu apoio de seu marido, José Carlos Souza Trindade, professor emérito da Faculdade de Medicina de Botucatu, batalhador incansável, que entre inúmeras atividades universitárias foi professor titular de urologia, diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu, reitor da Unesp e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional de São Paulo. 
São seus filhos: Cássio, nascido em 1961, formado em marketing e atualmente voltado para a produção rural, casado com Elizângela e pai de Anna Laura, nascida em 2006, e Anna Luíza, nascida em 2008. José Carlos Filho, nascido em 1964, urologista, professor assistente doutor da Faculdade de Medicina de Botucatu, com pós-doutorado na Wayne State University, em Detroit. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional de São Paulo e participa de comissões da Sociedade Brasileira de Urologia e da Seccional de São Paulo. Foi chefe do Departamento de Urologia e no momento é diretor clínico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp. José Carlos Filho é casado com Leila e pai de Guilherme, nascido em 1998. André, nascido em 1973, radiologista, professor assistente doutor da Faculdade de Medicina de Botucatu, com doutorado realizado na área de radiologia na FMUSP e participante de clínica radiológica na cidade de Sorocaba. André é casado com Camila, bióloga formada pelo Instituto de Biociências da Unesp, atualmente, fazendo doutorado na Universidade de São Paulo.

NOTAS:

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

A acadêmica Cleide Enoir Petean Trindade faleceu em 07 de março de 2020, aos 83 anos