Eduardo Barros Puertas
Eduardo Barros Puertas nasceu na cidade de São Paulo, em 14 de novembro de 1947. É filho de Antônio Puertas Júnior e de Maria Eloísa de Barros Puertas. Casou-se em primeiras núpcias com a doutora Dulce Maria Aguiar de Andrade, com quem teve dois filhos: Renata Aguiar de Andrade Puertas e Eduardo Aguiar de Andrade Puertas; e, em segundas núpcias, com Maria Regina de Araújo Nunes.
Adepto de atividades físicas, participou de competições na modalidade de atletismo interescolas e por um clube em São Paulo. Faz exercícios regularmente, sob orientação. Gosta de uma boa leitura, de livros sem características específicas. Orgulha-se de ter cursado em sua formação inicial – desde a escola primária, o ginasial e o colegial, todos realizados em escolas públicas de São Paulo, no período entre 1954 e 1966.
Formou-se pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1973. Fez três anos de residência em ortopedia e traumatologia na Unicamp, concluída em 1977. Realizou a especialização em cirurgia da coluna, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – Pavilhão Fernandinho Simonsen. Em 1980, realizou estágio no exterior no Departamento de Coluna do Princess Margareth Rose Orthopaedic (Hospital da Universidade de Edinburgh, Reino Unido) e ortopedia pediátrica – Post-graduate Board for Medicine no Royal College of Physicians of Edinburgh.
Eduardo Barros Puertas criou o Grupo da Coluna na disciplina de ortopedia e traumatologia da Unicamp, logo após o término do terceiro ano de ortopedia em 1977 (nessa época, a prova de especialista era realizada ao término do segundo ano de residência, e o terceiro ano era opcional), onde permaneceu na chefia do grupo, tendo sido contratado como professor MS2, na Unicamp, e por lá ficando até 1988. Nesse ínterim, em 1984, formou o Grupo de Coluna da disciplina de ortopedia e traumatologia da Escola Paulista de Medicina (EPM), sendo o primeiro chefe e onde permaneceu até 2016, formando inúmeros especialistas em cirurgia da coluna. Realizou o mestrado e o doutorado no Programa de Pós-graduação em Ortopedia e Cirurgia Plástica Reparadora da EPM, onde concluiu o mestrado em 1986, defendendo a dissertação Tratamento Cirúrgico das Instabilidades Cervicais Através da Aramagem e Artrodese Posterior, e o doutorado, com a tese intitulada Considerações sobre o Tratamento Cirúrgico das Instabilidades Cervicais por Aramagem e Artrodese Posterior com Enfoques Biomecânicos, concluída em 1990. Em 1993 realizou estágio no exterior, com bolsa de pós-doutorado pela Fapesp, em que aprimorou os conhecimentos sobre a cirurgia da coluna.
Ingressou na carreira docente no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM em 1994, por concurso público, progredindo de professor auxiliar para professor adjunto, no mesmo ano em que a EPM passou a compor como área da saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Logo após o doutorado, foi credenciado como professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Ortopedia e Traumatologia, com orientações em nível de mestrado e doutorado. Com a consolidação da docência – exercida no tripé Ensino/Assistência-Extensão/Pesquisa, em 2001, realizou concurso de livre-docência na disciplina de ortopedia do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM – Unifesp, sendo aprovado em concurso de provas e títulos. Apresentou a tese intitulada Liberação Anterior por Videotoracoscopia de Escoliose Idiopática Torácica Rígida Assoaciada à Correção por Via Posterior com Instrumentação em um Mesmo Tempo Cirúrgico. Coma livre-docência e consolidação da linha de pesquisa, permaneceu como orientador de várias teses de mestrado e doutorado, bem como continuou formando inúmeros especialistas na cirurgia da coluna. Em 2004 foi credenciado como orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas ao Aparelho Locomotor – mestrado profissional, modalidade pioneira em nosso meio.
Nas associações de classe e sociedades científicas, fez parte da diretoria do Comitê da Coluna da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), eleita para o biênio de 1987-1988, como tesoureiro. Foi vice-presidente do Setor de Patologia da Coluna Vertebral da Associação Paulista de Medicina (APM), no biênio 1992-1993, e também presidente do Setor de Trauma Raquimedular da APM para o biênio 1992-1993. Foi presidente eleito para o biênio 1993-1995, do Setor de Patologia da Coluna Vertebral da APM e, diretor de eventos, eleito para o biênio 1993-1995, do Setor de Trauma Raquimedular da referida Associação. Fez parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Lesão Medular – Sobralem – desde 1994. Foi eleito 1o secretário (1987-1988) e presidente (1999-2000) da Sociedade Brasileira de Patologia da Coluna Vertebral – SBPCV. É examinador do concurso para obtenção do título de especialista pela Sbot, desde 1994, bem como examinador da prova de especialista em cirurgia da coluna. Ademais, atuou como membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia junto ao Cremesp, de 2004 a 2018.
Em 2009, por eleição de seus pares, assumiu a chefia da disciplina de traumatologia do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM – Unifesp, sendo reconduzido em segundo mandato, de 2010-2012. Em 2015, por concurso de progressão de carreira e tendo alcançado o nível IV de professor associado, foi aprovado e obteve promoção para professor titular no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM – Unifesp, permanecendo em carga horária de 40 horas semanais. Na sequência à obtenção do título de professor titular foi eleito pelo Conselho de Departamento de Ortopedia e Traumatologia, para chefiar esse departamento, permanecendo nessa função, no período de setembro de 2016 a setembro de 2019. Em outubro de 2019, Eduardo Barros Puertas foi eleito por seus pares, como chefe da disciplina de ortopedia do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM – Unifesp, encerrando sua carreira acadêmica, por conta de aposentadoria compulsória em agosto de 2022, carreira profícua e com muitos legados, que se destacou pelos inúmeros profissionais que orientou e treinou: residentes, especializandos e pós-graduandos que, hoje, atuam na própria universidade, com discípulos distribuídos na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, e em vários outros estados brasileiros, inclusive no exterior.
Os indicadores de produção científica encontram-se distribuídos em 108 artigos completos publicados em periódicos indexados, nacionais e internacionais; um livro publicado (organização) e 38 capítulos de livro. Nas orientações são 28 dissertações de mestrado, defendidas e concluídas; e 12 teses de doutorado. Uma supervisão de pós-doutorado. Orientou 70 monografias (de conclusão de cursos – TCC – residência de ortopedia e traumatologia e curso de especialização em cirurgia da coluna) e 25 orientações de outra natureza (iniciação científica e treinamento em cirurgia da coluna). São 596 participações em eventos científicos (congressos, simpósios, encontros, jornadas) – entre palestras, conferências, moderador e debatedor em mesas-redondas; 111 apresentações orais de temas e 98 resumos em anais de congresso. Participações como examinador em prova de especialista em 37 ocasiões. Sete participações em bancas de livre-docência e 16 participações em banca de comissão julgadora em concurso público. Em bancas examinadoras de trabalhos de conclusão de curso foram 57 bancas de mestrado e 52 de doutorado.
Eduardo Barros Puertas atuou também no corpo editorial da Acta Ortopédica Brasileira e revista Coluna/Columna, bem como revisor do periódico Clinics (USP) e da Revista Brasileira de Ortopedia. Foi homenageado pelos relevantes serviços prestados à Sociedade Brasileira de Coluna em 2017. Em 2024 foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
Nótulas:
A biografia foi fornecida pelo autor e a foto foi tirada no dia da posse.
A. Pequenas adaptações do texto ao perfil desta secção, bem como as notas de rodapé foram feitas pelo acadêmico Helio Begliomini, emérito da cadeira no 21 da Academia de Medicina de São Paulo, cujo patrono é Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
B. A solenidade de posse ocorreu em sessão de gala no auditório Professor Doutor Adib Domingos Jatene da Associação Paulista de Medicina.
Fapesp: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Cremesp – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.
USP: Universidade de São Paulo.