Eleuses Vieira de Paiva
Eleuses Vieira de Paiva nasceu aos 13 de junho de 1953, na cidade de Santos (SP). É filho de Sebastião Ignésio de Paiva Júnior e de Maria de Lourdes Vieira de Paiva.
Graduou-se pela Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), em 1978. Fez especialização em medicina nuclear pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde tornou-se pesquisador do Instituto de Radiologia.
Dentre os cargos que exerceu salientam-se: presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto (1993-1995); presidente da Associação Paulista de Medicina (APM, 1995-1999); vice-presidente da regional Centro-Sul (1997-1999) e presidente da Associação Médica Brasileira (AMB, 1999-2002 e 2002-2005); professor da Faculdade de Medicina de Rio Preto; vice-presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio Brasileiro de Radiologia e diretor da Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear.
Também atuou nos Conselhos Municipal, Estadual e Nacional de Saúde e ainda no Hospital Sírio-Libanês.
Faz parte do Colégio Brasileiro de Radiologia (titular) e da Academia de Medicina de São Paulo (honorário).
Eleuses Vieira de Paiva também se destacou na política. Assumiu, no dia 22 de abril de 2009, em Brasília, o cargo de deputado federal pelo Partido dos Democratas – SP. Durante seu mandato foi secretário-geral da Frente Parlamentar da Saúde da Câmara Federal; membro titular da Comissão de Ciência e Educação, Comunicação e Informática; e suplente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal. Apresentou inúmeros requerimentos e pareceres, além de 12 projetos de lei, dentre os quais o que regulamenta a profissão médica, já aprovado na Câmara Federal; a proposta de emenda constitucional no 454, que cria a carreira de médico nos serviços públicos federal, estadual e municipal; e dois outros voltados ao deficiente físico: um isentando-o do imposto de renda e outro que reduz o tempo de serviço para efeito de aposentadoria.
NOTAS:
Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.