Elias David Neto
Elias David Neto nasceu na cidade de São Paulo, aos 24 de abril de 1955. É filho de Nassib Elias David e de Blanche Chedid David. É casado com Daísa Silva Ribeiro David e pai de Alexandre, Guilherme, Felipe e Alberto.
Graduou-se pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS) em 1978, onde foi vice-presidente do Diretório Acadêmico. Implantou o time de handebol da FCMS, que foi campeão em várias competições universitárias.
Fez residência de 1o ano em clínica médica (1979) e de 2o ano em nefrologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC – FMUSP). É especialista em nefrologia (1990) e em nefrologia pediátrica (1995) pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).
Realizou seu doutorado em 1989 e sua livre-docência no Departamento de Clínica Médica da FMUSP, em fevereiro de 2000. Desde 2015 é professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), que agrupa 13 disciplinas e possui 35 docentes e auxiliares.
Elias David Neto é também médico do Serviço de Transplante Renal do HC – FMUSP desde 1982, assumindo a direção deste Serviço em 2018, anteriormente dirigido pelo acadêmico professor Emil Sabbaga[1]. Nesse Serviço expandiu o número de transplantes realizados; organizou o Transplante Renal Pediátrico e iniciou os programas de Doação Pareada e Transplante ABO incompatível. Em 2020 passou a integrar o Grupo para o Desenvolvimento do Xenotransplante no Brasil.
Ainda nesse Serviço desenvolveu e implantou o Prontuário Eletrônico, já em 1999, o primeiro da instituição e em uso até o momento. Implantou o Grupo de Pesquisa Clínica, que desenvolve inúmeras pesquisas próprias e com a indústria farmacêutica. Juntamente com o Serviço de Medicina Nuclear implantou o Laboratório de Medida da Filtração Glomerular por EDTA[1]-Cr51, o único método desta medida no HC – FMUSP. Com a Divisão de Laboratório Central implantou o Laboratório de Dosagens de Imunossupressores por Espectometria de massa para os estudos de farmacocinética de imunossupressores, e com a Divisão de Anatomia Patológica do HC estabeleceu as técnicas histológicas para o diagnóstico de rejeição mediada por anticorpo.
Elias David Neto presidiu a Comissão de Informações sobre o paciente do HC – FMUSP. Foi vice-presidente da Comissão de Pesquisa Clínica (CoPeC) da Instituição em 2003, que deu início ao atual modelo de Pesquisa Clínica do HC – FMUSP.
Formou 15 doutores e três mestres pelo Programa de Pós-Graduação da Disciplina de Nefrologia da FMUSP, pós-graduandos que ocupam posições de liderança em todo o país e no exterior.
Participou de várias gestões da SBN, no Departamento de Nefrologia Clínica, onde, juntamente com o acadêmico Jenner Cruz[2] participou de várias edições do livro Atualidades em Nefrologia. É pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e revisor de propostas científicas a este conselho.
Foi presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), onde criou o Registro Brasileiro de Transplantes, o único registro sobre este tópico até hoje disponível nacionalmente. Em sua gestão organizou o Consenso Estadual para Transplantes de Órgãos, que definiu as bases para o atual sistema de captação e distribuição de órgãos do país.
Elias David Neto foi fundador da International Pediatric Transplant Association (IPTA), membro de seu primeiro “board of directors” e do editorial board do jornal da IPTA, tendo organizado o 2nd IPTA Congress, na cidade do Rio de Janeiro. O símbolo desse congresso tornou-se o símbolo da sociedade e a capa da revista Pediatric Transplantation. Organizou em conjunto com sua esposa, a doutora Daísa David, em 2013, o Banff Meeting, em Comandatuba, BA, reunião de especialistas que definem os critérios histopatológicos em transplantes de órgãos sólidos.
Além disso, é membro da American Society of Nephrology (ASN) e da American Society of Transplant Physicians (ASTP), onde participou de comissões, e da The Transplantation Society (TTS), bem como, por muitos anos foi associate editor da revista Transplantation. Teve participação no Conselho Editorial do Journal of the American Society of Nephrology (JASN), Pediatric Transplantation e Current Clinical Pharmacology. Tem 174 estudos publicados em revistas internacionais indexadas.
Elias David Neto exerce sua atividade privada em seu consultório e no Hospital Sírio-Libanês (HSL). Nesse hospital dirigiu o Serviço de Diálise e coordenou o Grupo de Nefrologia, o Centro de Ensino e Pesquisa e a Comissão de Ética em Pesquisa. Com a criação do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do HSL tornou-se membro do seu Conselho Consultivo.
[1] Nótulas: A biografia e a foto foram fornecidas pelo autor.
A. Pequenas adaptações do texto ao perfil desta secção, bem como as notas de rodapé foram feitas pelo acadêmico Helio Begliomini, titular e emérito da cadeira no 21 da Academia de Medicina de São Paulo, cujo patrono é Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
B. A solenidade de posse ocorreu em sessão de gala no auditório nobre da Associação Paulista de Medicina.
EDTA – ethylenediamine tetraacetic acid ou ácido dietilenotriaminopenta-acético.
Jenner Cruz (1929-2023) ingressou na Academia de Medicina de São Paulo em 13/3/1979, tornando-se membro titular, emérito e primeiro ocupante da cadeira no 39, que tem por patrono Francisco Borges Vieira (1893-1950).
Emil Sabbaga (1926-1916) ingressou na Academia de Medicina de São Paulo em 26/4/1984, tornando-se membro titular, emérito e primeiro ocupante da cadeira no 50, que tem por patrono Jose Barros Magaldi (1913-1978).