Evandro Ararigbóia Rivitti
Evandro Ararigbóia Rivitti, mais conhecido como Evandro Rivitti, nasceu aos 3 de novembro de 1940. É Filho de Armando Rivitti e de Marianinna Russo Rivitti.
Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 1965. Nessa mesma instituição de ensino fez especialização em dermatologia (1966-1968) e dedicou-se à carreira universitária.
Obteve o título de doutor com a tese Eletroforese, Imunoeletroforese, Antiestreptolisina-O e Anticorpos Antiepitélio no Pênfigo Foliáceo Sul-Americano, em 1973, tendo como orientador o professor Sebastião de Almeida Prado Sampaio . Tornou-se livre-docente com a tese Imunidade Celular Inespecífica na Leishmaniose Tegumentar Americana, em 1982. Tornou-se chefe do Departamento de Dermatologia e professor titular em 1989, aposentando-se em 2010.
Na Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo foi secretário (1978) e presidente (1996).
Evandro Rivitti recebeu prêmios, dos quais se salientam: 2 o lugar com o trabalho de investigação “Uso da Acitretina para Prevenção e Tratamento do Câncer de Pele em Transplantados Renais” (2004, Sociedade Brasileira de Dermatologia); 2o lugar com o trabalho “Estudo Comparativo entre Vitiligo, Nevo Halo e Lúpus Eritematoso Vitiligoide” (2006, Anais Brasileiros de Dermatologia); e de melhor trabalho científico da Associação de Estudos em Controle de Infecção Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro (2008, AECIHERJ).
Evandro Ararigbóia Rivitti publicou 27 capítulos em livros; 149 artigos em periódicos e 23 em anais de congressos. Apresentou 44 trabalhos e participou de 14 eventos. Participou ainda de bancas examinadoras, sendo 12 de dissertação de mestrado, 32 de doutorado; duas de concurso público; três de livre-docência; e uma de professor titular. Foi orientador de 10 dissertações de mestrado e 12 de doutorado.
São de sua lavra as seguintes obras: Dermatologia Básica (em coautoria com S. A. P. Sampaio e R. M Castro, 2a edição – 1978); e Dermatologia – Sampaio e Rivitti (em coautoria com S. A. P. Sampaio, 1998, 2000 e 2007).
Evandro Rivitti é casado e pai de três filhos. É “são-paulino roxo” e tem a leitura como um dos seus hobbies favoritos.
NOTAS:
Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Sebastião de Almeida Prado Sampaio foi membro emérito e o primeiro ocupante da cadeira nº 11 da Academia de Medicina de São Paulo, sob a patronímica de Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho.